29-04-2018 Desporto, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

McNamara congratula-se com record de brasileiro Koxa para a maior onda surfada na Nazaré

Lisboa, 29 abr (Lusa) - O surfista norte-americano McNamara, recordista mundial da maior onda surfada na Nazaré, congratulou-se hoje, numa publicação no ‘instagram’, com a vitória do brasileiro Rodrigo Koxa, que superou o seu record, e com o mar da Nazaré.

“Não existe um ‘spot’ de grandes ondas para o surf que mereça recorde além da Nazaré. Ela [a onda da Nazaré] é desafiadora, majestosa, massiva e qualquer outro adjetivo relacionado com ser monstruoso e misterioso. Tão, tão especial!!!”, escreveu McNamara esta manhã na sua conta de ‘instagram’.

O havaiano Garrett McNamara, naquela publicação, recorda o dia em que chegou à Nazaré, há oito anos, e o momento em que se apercebeu ter encontrado a maior onda do mundo.

“Durante anos não havia ninguém, nem uma única alma [a surfar] junto ao farol. Na maioria dos dias eu era o único surfista na vila [da Nazaré] e surfava sozinho”, escreveu, lembrando as vezes que outros surfistas, como Andrew Cotty, Hugo Vau ou José Gregório, surfaram no local com o havaiano.

“Mesmo depois de Cotty me colocar no recorde mundial do Guinness, ainda demoraria alguns anos até a comunidade das grandes ondas, finalmente, se juntar a nós na Nazaré”, contou, considerando a onda da Nazaré “a 8ª maravilha do mundo” e mostrando estar feliz “pela Nazaré”.

O surfista havaiano disse ainda estar muito orgulhoso do surfista brasileiro por ter ganhado a maior onda: “Quando o Rodrigo veio pela primeira vez ao Havai, veio para minha casa e compartilhei com ele toda a minha experiência, por uns anos. Depois ele veio para a Nazaré, tão humilde e grato. Uma das pessoas mais gratas que eu já encontrei”, afirmou.

McNamara disse ainda que o surfista brasileiro é agora “um exemplo vivo de gratidão que o levará mais longe do que qualquer outro traço de personalidade” e que foram a ânsia e vontade de pedir orientação, e de aprender tudo, que o levaram ao estatuto que tem hoje.

Rodrigo Koxa bateu o recorde de maior onda surfada na Praia do Norte, na Nazaré, de 08 de novembro de 2017 com uma onda surfada com 24,38 metros de altura, mais 61 centímetros do que o anterior máximo, de 23,77 metros, também na Nazaré e que estava na posse de McNamara.

De acordo com a Liga Mundial de Surf (WSL), o registo de Koxa vai integrar o livro de recordes do Guinness, substituindo o anterior datado de 01 de novembro de 2011.

 

VP (JP) // ZO

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar