05-07-2018 Cultura, Economia, Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Redação, 05 jul (Lusa) – Notícias breves do país:

 

TORRES VEDRAS: Quatro detidos por tráfico de droga na periferia da cidade

 

A GNR deteve três homens e uma mulher fora de flagrante delito, num bairro da periferia da cidade de Torres Vedras, por suspeitas de tráfico de droga, disse à agência Lusa fonte daquela força de segurança.

Os detidos têm entre os 30 e os 60 anos.

A GNR acredita ter desmantelado a rede que abastecia esta zona da cidade e que se dedicava à compra e venda ilegal de metadona.

No âmbito de uma investigação que decorria há seis meses, a GNR efetuou quatro buscas em habitações, numa oficina e em três viaturas e apreendeu 26 doses de heroína, 68 de haxixe, 45 embalagens de metadona, uma arma de fogo, 73 munições, uma espingarda de pressão de ar, 1330 euros em dinheiro, uma balança de precisão, equipamentos para corte e acondicionamento da droga, três computadores e um ‘tablet’, 13 telemóveis, três viaturas, uma mota e documentos comprovativos de transações financeiras.

 

 

ALCANENA: "Segredos" do gin tónico no Centro de Ciência Viva Alviela

 

A edição do “Sunset Science” do Centro de Ciência Viva do Alviela, em Alcanena (Santarém), que se realiza ao final da tarde de sábado, vai ser dedicada aos segredos “da combinação única de ingredientes” que fazem o gin nacional.

“Os participantes poderão testar o sabor de dezenas de botânicos, no inseparável gin com mel, com ou sem malagueta, e no gin de baga da Bairrada, forte e inconfundível. Poderão também colocar amigos alentejanos à prova, com touriga nacional, e apostar num gótico estilo ribatejano, com abóbora-manteiga.”, refere uma nota do CCV Alviela.

Produtores vão explicar a ciência de destilar e aromatizar.

 

RIO MAIOR: Feira Nacional da Cebola com novo espaço para os ceboleiros

 

A edição deste ano da FRIMOR – Feira Nacional da Cebola vai decorrer de 29 de agosto a 02 de setembro, em Rio Maior (Santarém), com um novo espaço para os cerca de 25 ceboleiros que anualmente vendem no certame.

Decorrendo na envolvente do pavilhão multiusos da cidade, além da mostra e venda de cebolas, o certame terá zonas de restauração, dinamizada pelas associações do concelho, e de mostra agroalimentar, além de um cartaz de espetáculos que inclui concertos com os HMB (30 de agosto), Black Mamba (dia 31) e Richie Campbell (01 de setembro) e atuações de DJ.

No primeiro dia do certame, há espetáculo de arte equestre, “Emoções Ibéricas”, encerrando o certame, em 02 de setembro, com a Gala Miss Frimor 2018, que elegerá a representante do concelho no concurso nacional da “rainha das vindimas”, a decorrer em Alenquer.

A Câmara de Rio Maior, que organiza o certame em parceria com a associação empresarial do concelho, afirma que as alterações introduzidas ao certame visam “imprimir uma nova dinâmica e atrair novos públicos, reposicionando a FRIMOR – Feira Nacional da Cebola como uma referência da região e devolvendo-lhe o cunho de montra do setor agrícola e empresarial do concelho”.

 

TORRES VEDRAS: Feira rural no sábado na cidade

 

A Câmara de Torres Vedras promove no sábado, na cidade, mais uma edição da feira rural.

Em cerca de 250 bancas, é possível adquirir hortícolas, frutas, produtos biológicos, flores, plantas aromáticas, produtos regionais e tradicionais, pastel de feijão de Torres Vedras, gastronomia e doçaria tradicional, pão, queijos, enchidos, vinhos, licores, mel, azeite, artesanato contemporâneo e tradicional, antiguidades, velharias e artigos de colecionismo e numismática.

Em paralelo, a feira integra uma mostra gastronómica, no Largo de Wellington, serviço de ‘babysitting’ gratuito, atuação de grupos de música e dança tradicionais e comboio turístico, que circula gratuitamente num trajeto próximo à feira.

 

TORRES VEDRAS: 12.300 espetadores passaram este ano pelo Teatro-Cine

 

Os espetáculos dos primeiros seis meses de programação no Teatro-Cine de Torres Vedras foram assistidos por 12.300 espetadores, informou a câmara municipal.

Durante o primeiro semestre deste ano, o espaço acolheu 81 atividades culturais.

Os espetáculos no Teatro-Cine prosseguem até ao final deste mês de julho, entrando depois na pausa de verão para depois regressarem em meados de setembro.

 

PENICHE: Quase uma tonelada de sardinhas apreendidas pela GNR

 

O Subdestacamento de Controlo Costeiro de Peniche da GNR apreendeu 450 quilogramas de sardinha fresca, com um valor estimado de 3.150 euros, anunciou esta força de segurança.

Durante uma ação de fiscalização, os militares detetaram uma embarcação da pesca do cerco a efetuar descarga de sardinha na lota de Peniche, vindo a confirmar que o pescado excedia o limite diário de captura.

O pescado apreendido, após inspeção higiossanitária, foi doado a instituições de solidariedade social do conselho de Peniche.

 

OEIRAS: “Rua do Rock” arranca em 12 de julho

 

A primeira edição do festival “Rua do Rock”, na rua Major Afonso Palla, em Algés, Oeiras, terá lugar nos dias 12, 13 e 14 de julho e é de entrada livre.

Durante os três dias, que coincidem com a realização do festival NOS Alive, estão agendadas atuações de Cherry Revolution, Lady in Red e Alma Rock e dos Dj L2L e Alan Pierre, entre as 12:00 e a 01:00, numa zona que fica próxima à entrada do recinto do NOS Alive.

O festival é organizado pela União das Freguesias de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada–Dafundo.

 

 

TORRES VEDRAS: GNR detém suspeito por tráfico de droga

 

Um homem de 22 anos foi detido em Torres Vedras por tráfico de estupefacientes, anunciou hoje a GNR.

Durante uma ação de patrulhamento, os militares abordaram o suspeito, que perante a sua presença adotou um comportamento suspeito, vindo-se a constatar que tinha na sua posse produto estupefaciente.

A GNR aprendeu 1.526 doses de haxixe, 92 doses de canábis, uma balança de precisão e equipamentos para corte e acondicionamento do produto estupefaciente.

 

RYPS/FYC/MLL // ROC

 

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar