15-06-2018 Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Redação, 15 jun (Lusa) – Notícias breves do País:

 

ENTRONCAMENTO: Prisão preventiva para suspeito de furtos de máquinas industriais e agrícolas

 

Um homem detido esta semana por suspeita de furtos de máquinas industriais e agrícolas, de combustível e de metais não preciosos, ocorridos desde 2016 nos concelhos da Chamusca e de Alcanena, fica a aguardar julgamento em prisão preventiva.

Em comunicado, a Procuradoria da Comarca de Santarém afirma que o Juízo Local do Entroncamento, onde decorreu o primeiro interrogatório judicial ao arguido, de 42 anos, detido na sequência de mandados de detenção fora de flagrante delito emitidos pelo Ministério Público (MP), reconheceu os perigos de fuga e de continuação da atividade criminosa, pelo que aplicou a medida de coação mais grave.

O homem está “fortemente indiciado” da prática, em coautoria, de quatro crimes de furto qualificado e de um de furto simples, ocorridos entre 2016 e 2018, em localidades dos concelhos da Chamusca e de Alcanena, investigando-se “subtrações de máquinas industriais, agrícolas (e seus componentes), combustível, metais não preciosos (cobre e ferro)”, afirma a nota.

Segundo o MP, “em duas das ocasiões, alegadamente, foram subtraídos motores elétricos industriais, avaliados num total de 200.000 euros”, sendo que o arguido estava declarado contumaz, desde 2013, em quatro processos pendentes em tribunais do norte do país.

 

 

LISBOA: GNR apreendeu mais de uma tonelada de ameijoa no estuário do Tejo, em Alcochete

 

A Guarda Nacional Republicana (GNR) confiscou 1.100 quilos de ameijoa japónica, na quinta-feira, avaliada em 7.700 euros, no concelho de Alcochete, informou aquela força policial em comunicado enviado hoje às redações.

De acordo com a nota da GNR, "os militares detetaram os bivalves em situação irregular durante o transporte, não sendo acompanhados de documentos de registo obrigatório por lei".

Dois homens, de 30 e 34 anos, foram identificados e os animais, "por se encontrarem vivos, foram devolvidos ao habitat natural", segundo a GNR.

 

 

LISBOA: Metro de Lisboa transportou mais de 200 mil passageiros na noite de Santo António

 

Mais de 200 mil passageiros viajaram no Metro de Lisboa na noite de 12 para 13 de junho, naquela que foi a primeira vez "que as quatro linhas funcionaram em simultâneo durante toda a noite", informou hoje a empresa.

De acordo com a nota enviada às redações, a operação, na véspera e madrugada do feriado municipal de Santo António, "envolveu cerca de 130 profissionais", que "permitiram o transporte de mais de 200 mil passageiros, entre as 20:00 do dia 12 de junho e as 07:00 do dia 13".

A empresa de transportes considerou a operação "um marco histórico" para o Metro de Lisboa porque "foi a primeira vez, em mais de 58 anos de funcionamento, que as quatro linhas funcionaram em simultâneo durante toda a noite".

Durante a noite houve "35 estações abertas ao público", segundo o comunicado da empresa.

 

 

LOULÉ: PJ detém homem por abuso sexual de criança

 

Um homem suspeito de abusar sexualmente da filha menor foi detido pela Polícia Judiciária, em Loulé, no distrito de Faro, e vai ficar a aguardar julgamento em prisão preventiva, anunciou hoje a Procuradoria da Comarca de Faro.

“Há suspeitas de que o arguido, em, pelo menos, seis diferentes ocasiões, entre junho de 2017 e junho de 2018, abusou sexualmente da sua filha. A vítima tinha 11 anos quando sofreu os primeiros abusos e reside com o arguido”, lê-se na página oficial da procuradoria na internet.

O detido, pedreiro de profissão, está indiciado pela prática de crimes de abuso sexual de crianças agravado.

 

 

ALBUFEIRA: Duas pessoas detidas por burla qualificada e posse de arma proibida

 

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um casal, em Albufeira, no Algarve, suspeito de burla agravada com a venda de um imóvel e detenção de arma proibida, anunciou hoje a polícia.

O detido, de 33 anos, está indiciado por um crime de burla agravada, no âmbito de um negócio de compra e venda de um imóvel, tendo recebido 70 mil euros e recusado realizar a respetiva escritura.

O arguido conseguiu que o comprador lhe “entregasse a quantia em notas por conta do preço do imóvel, alegando que necessitava de se ausentar urgentemente do país, mas no dia da escritura, instruiu um seu representante para que não assinasse, dando como justificação que o preço não estava integralmente pago, uma vez que nunca teria recebido a sobredita quantia”, indicou a PJ em comunicado.

Durante a busca à casa do arguido, a polícia apreendeu uma pistola de calibre 6,35 milímetros transformada, alegadamente pertencente à sua companheira, uma mulher de 22 anos, que foi também detida.

 

 

SILVES: PJ identifica homem suspeito de homicídio ocorrido em 2016

 

Um homem de 74 anos, suspeito de ter matado um outro em dezembro de 2016 em São Bartolomeu de Messines, no concelho de Silves, no distrito de Faro, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ), anunciou hoje aquela força policial.

“O suspeito, munido com uma carabina, efetuou vários disparos contra um homem de 81 anos de idade, ocasionando-lhe a morte, ação que se circunscreve num quadro de más relações entre vizinhos”, indicou a PJ em comunicado.

 

 

VILA FRANCA DE XIRA: Hospital promove pedalada saudável em cinco concelhos

 

O Hospital de Vila Franca de Xira vai promover no domingo a iniciativa “pedalada saudável”, que envolve os cinco municípios da área de influência da unidade hospitalar, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Benavente e Vila Franca de Xira.

A partida deste evento, com início a partir das 10:00, é realizada dos diversos concelhos rumo ao Hospital, onde haverá várias atividades, como showcooking, aulas de Zumba, animação e petiscos.

A participação neste evento, que é gratuita, insere-se no âmbito das comemorações do 5.º aniversário do Hospital de Vila Franca de Xira.

 

FYS/JPC/ACZF/MLL // MCL

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar