21-05-2018 Desporto, Lusa, Caldas da Rainha Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Redação, 21 mai (Lusa) - Notícias breves do País:

 

RIO MAIOR: Seminário discute desenvolvimento do desporto nas cidades e territórios

 

A Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM) promove, na terça-feira, o seminário “Desenvolvimento do Desporto nas Cidades e Territórios”, iniciativa em que vão ser partilhadas boas práticas e projetos nacionais e de outros países.

No Seminário serão dadas a conhecer as atividades de Investigação & Desenvolvimento (I&D) realizadas, sendo apresentados projetos desenvolvidos em Bilbao (Espanha), Lisboa, Setúbal, Torres Vedras e Alenquer, realizados no domínio do planeamento do desporto pela ESDRM.

Entre os oradores convidados estarão Juanma Murua, com trabalhos realizados ao nível do planeamento do desporto em contextos sociais, económicos e desportivos de referência, nomeadamente em Bilbao, Santander, Barcelona e Vitoria-Gasteiz.

Entre os portugueses, Miguel Pacheco abordará a mudança organizativa “dos Jogos da Cidade de Lisboa às Olisipíadas” e a organização de Campeonatos Desportivos Municipais; Luís Liberato apresentará o impacto de “Setúbal Cidade Europeia de Desporto” no desenvolvimento desportivo da cidade; Rodrigo Ramalho destacará a organização de campeonatos desportivos municipais; e José Santos explicará a forma com é efetuada a dinamização do centro de marcha e corrida de Alenquer.

Será ainda feita a apresentação do projeto European Sector Skills Alliance for Sport and Physical Activity (ESSA-Sport), que a ESDRM dinamiza em Portugal, e lançada a página de internet do projeto.

 

NAZARÉ: Projeto reduz obesidade infantil

 

A Câmara da Nazaré e o ACES Oeste Norte (Agrupamento de Centros de saúde Oeste Norte) estão a implementar desde janeiro nas escolas do concelho o projeto “Prato Colorido, Prato Divertido”.

A iniciativa visa a “identificação, prevenção e controlo da obesidade infantil no Concelho da Nazaré”, onde, segundo a autarquia, um levantamento efetuado ano letivo 2016/2017 identificou 21% das crianças com excesso de peso e 20% com obesidade.

Uma nova avaliação feita no passado mês de março às crianças do 1.º ciclo revelou “que 10,1% estão obesas e 15,7% têm excesso de peso, valores que vão ao encontro da média nacional”, revelou hoje a autarquia.

Além do acompanhamento especializado dos alunos que apresentaram problemas de peso, o projeto “Prato Colorido, Prato Divertido” já dinamizou atividades de sensibilização junto dos alunos do 1.º ciclo do concelho (sessões/workshops de educação para a alimentação saudável) e irá desenvolver mais ações até ao final do ano letivo, algumas alargadas aos pais e encarregados de educação.

O objetivo é que “as opções alimentares passem a ser as mais indicadas de acordo com a idade e necessidades nutricionais”, concluiu a Câmara.

 

SETÚBAL: Mais de 400 artigos contrafeitos apreendidos em Pinhal Novo

 

A GNR aprendeu na localidade de Pinhal Novo, concelho de Setúbal, 410 artigos contrafeitos que estavam a ser comercializados ilegalmente.

Em comunicado, a GNR revelou que, após uma denúncia sobre “a prática corrente de venda de material contrafeito na via pública”, os militares surpreenderam uma mulher, de 38 anos, a fazer “uma transação deste tipo de artigos”.

No seguimento da investigação a GNR realizou, na sexta-feira, uma busca ao interior de uma loja, que estava a funcionar como armazém, onde foram apreendidos “cerca de 320 pares de ténis, bem como fatos de treino, malas, óculos de sol e relógios e vários comprovativos dos CTT relativos ao envio de encomendas”, uma vez que, segundo os militares apuraram, “a suspeita promovia a venda dos artigos numa página do Facebook”.

A mulher foi constituída arguida e sujeita à medida de coação de termo de identidade e residência (TIR).

 

AMADORA: Homem detido por violência doméstica

 

Um homem com 52 anos foi detido, na Amadora, por fortes indícios da prática dos crimes de violação e violência doméstica sobre a mulher com quem vivia maritalmente, divulgou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Em comunicado, a PJ explicou que os factos foram cometidos no início da semana passada, quando a vítima, “após alguns anos de convivência em ambiente hostil e agressivo com o presumível autor, anunciou vontade em terminar a relação que mantinham”.

Não concordando com a decisão da companheira, o agressor forçou a entrada na residência onde aquela se encontrava sozinha, e, segundo a PJ, “constrangeu-a à prática dos atos delituosos, mediante ameaça da utilização de arma branca, tendo-a, ainda, ameaçado de morte, caso ela persistisse na sua intenção”.

O detido, que se em situação irregular em território português, foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

 

ALMODÔVAR: GNR recupera artigos furtados

 

A GNR anunciou hoje ter recuperado vários artigos que tinham sido furtados em duas lojas de conveniência de postos de combustível e numa residência na vila de Almodôvar, no distrito de Beja, no Alentejo.

Os artigos, que estavam dissimulados no interior de uma casa abandonada e situada próximo da vila, foram recuperados na passada sexta-feira, no âmbito de diligências de investigação feitas pela GNR na sequência dos furtos ocorridos entre os dias 11 e 17 deste mês.

Entre os artigos recuperados contam-se 367 maços de tabaco de várias marcas, 450 euros em dinheiro, três armas de fogo e três brancas, diversas garrafas de bebidas e um telemóvel, precisa a GNR, referindo que prosseguem as diligências de investigação no sentido de identificar os autores dos furtos.

 

DYA/LL // MLS

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar