15-05-2018 Cultura, Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País - 2.ª edição

Redação, 15 mai (Lusa) - Notícias breves do País (2.ª edição):

 

Almada: Três pessoas detidas por roubo em residência no Monte da Caparica

 

A GNR deteve três homens com 26 anos por "roubo agravado" a uma residência na localidade do Monte da Caparica, no concelho de Almada, anunciou hoje o comando territorial de Setúbal.

Em comunicado, a GNR indica que as detenções ocorreram no âmbito de uma investigação por roubo em residência que decorria "há aproximadamente quatro meses", sendo que as vítimas "foram agredidas e coagidas sob a ameaça de uma faca".

No âmbito das buscas foram apreendidas 1.454 doses individuais de haxixe, 14 munições, dois cartões multibanco e uma caderneta bancária.

Os detidos vão ser presentes ao Tribunal Judicial de Almada para primeiro interrogatório judicial.

 

 

LOURINHÃ: Museu inaugura no sábado exposição dedicada à Era Cenozóica

 

O Museu da Lourinhã inaugura no sábado uma nova exposição dedicada à Era Cenózica, no primeiro piso do Pavilhão de História Natural, onde o visitante é convidado a fazer uma viagem e recuar até 252 milhões de anos.

Depois da exposição sobre a Era Mesozóica no primeiro piso do pavilhão, é agora apresentada uma mostra dedicada à Era Cenoizóica no segundo, mantendo a abertura do Oceano Atlântico como fio condutor da história.

Além de crânios de zifiídeos (baleias de bico), pode apreciar-se uma árvore evolutiva dos hominídeos, recolocando o ser humano no seu meio natural, e observar-se as primeiras representações culturais conhecidas da região da Lourinhã, como concheiros, testemunhos da antiga utilização dos recursos marinhos, material lítico, material osteológico proveniente de sepulturas do concelho, um menir e vestígios da ocupação romana.

 

 

PENICHE: Mostra de rendas de bilros na Serra d’el Rei

 

A 1ª Mostra Internacional de Rendas de Bilros da Serra d’el Rei realiza-se no próximo fim de semana, sendo organizada pela respetiva freguesia.

Com entrada gratuita, conta com demonstração de rendas ao vivo com 170 rendilheiras, exposições com trabalhos produzidos nos últimos cem anos, presença de 17 delegações nacionais e internacionais e ainda desfiles de moda e animação cultural, com rancho, fanfarra e outros grupos de música.

O certame tem como objetivo promover a arte tradicional da renda de bilros, que possui séculos de existência e que encontra expressão em zonas piscatórias do litoral de Portugal, especialmente em Peniche.

 

 

TORRES VEDRAS: Rota dos Petiscos em 20 restaurantes do concelho

 

A 5ª edição da Rota dos Petiscos está a decorrer até ao final deste mês em 20 restaurantes do concelho de Torres Vedras com o intuito de promover aquela região.

“Alavancar a restauração, atrair visitantes ao concelho e promover as compras no comércio local” são os objetivos do evento, promovido pela Associação Comercial e Industrial da Região Oeste, disse à agência Lusa o seu presidente, Mário Reis.

Ovos mexidos com farinheira, codorniz frita, pezinhos, paté de sapateira, caracóis, salada de polvo e frango à passarinho são alguns dos petiscos disponíveis, que podem ser degustados acompanhados por vinhos produzidos por adegas do concelho.

 

FYC/MLS // MCL

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar