30-01-2019 Cultura, Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País - 2.ª edição

Redação, 30 jan (Lusa) – Notícias breves do País (2.ª edição):

 

SANTARÉM: Companhia Nacional de Bailado atua sábado no Teatro Sá da Bandeira

 

O teatro Sá da Bandeira, em Santarém, recebe sábado o espetáculo “A Perna Esquerda de Tchaickovski”, da Companhia Nacional de Bailado (CNB), com Barbora Hurskova, Mário Laginha e Tiago Rodrigues.

Na sua primeira apresentação em Santarém, a CNB apresenta o espetáculo que a sua diretora artística Luísa Taveira criou para uma bailarina que chega ao fim da sua carreira, Barbora Hruskova, e que conta com a participação do pianista Mário Laginha, afirma uma nota do município escalabitano.

 

 

BENAVENTE: Município promove operações de fogo controlado

 

O município de Benavente está a promover operações de fogo controlado, contando, desde esta semana, com o apoio da Brigada de Sapadores Florestais recentemente criada pela Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo.

A brigada intervirá na preparação das parcelas e nas operações de fogo controlado agendadas para 09 e 10 de fevereiro e que se seguem à que foi realizada no passado dia 26 numa área de 35 hectares de eucaliptal da Herdade de Vale de Estacas, na EN 118-1, entre Benavente e Santo Estêvão, recentemente alvo de corte dos eucaliptos, afirma um comunicado da Câmara de Benavente (Santarém).

Estas operações visam a gestão do combustível florestal (sobrantes do abate das árvores), através da sua eliminação pela queima, cumprindo as normas preventivas da Defesa da Floresta Contra Incêndios, “ao mesmo tempo que, sendo uma operação amiga da natureza, se deixou garantida a fertilização natural do solo, através da incorporação que irá sendo feita das cinzas resultantes da queima, ricas em azoto”, afirma a nota.

O município adianta que estas operações servem igualmente “para a melhoria do entrosamento dos corpos de bombeiros envolvidos, manutenção das qualificações dos bombeiros credenciados como operacionais de queima, familiarização dos bombeiros mais novos com ambiente real de um incêndio e, para os mais experientes, treino e aprofundamento de competências no combate a incêndios rurais”.

 

 

NAZARÉ: Candidaturas à Gala do Desporto

 

O período para a entrega de candidaturas à Gala do Desporto do Município da Nazaré, que irá decorrer no dia 30 de março, decorre até quinta-feira.

Podem candidatar-se associações, clubes e coletividades do concelho, ou atletas, treinadores e agentes desportivos “naturais ou residentes no concelho há mais de cinco anos”, divulgou a câmara.

O processo de seleção dos nomeados nas respetivas categorias será feito por uma comissão de avaliação, constituída por personalidades ligadas ao processo desportivo local (dirigentes, treinadores, atletas, entre outros), durante o mês de fevereiro.

O público poderá votar a lista de nomeados aos prémios nas várias categorias, através da internet, entre os dias 26 de fevereiro e 17 de março.

Os vencedores serão divulgados durante a Gala do Desporto que irá decorrer no dia 30 de março, no Cineteatro da vila, a partir das 21:00.

 

 

NAZARÉ: Venda dos últimos lotes da Área Empresarial de Valado dos Frades

 

A empresa municipal Nazaré Qualifica iniciou um novo procedimento para a alienação dos últimos cinco lotes da Área de Acolhimento Empresarial (AAE/ALE) de Valado dos Frades, divulgou hoje a câmara.

As candidaturas deverão ser entregues até ao dia 28 de fevereiro.

A Área de Acolhimento Empresarial (AAE/ALE) de Valado dos Frades pretende ser “uma resposta integrada à necessidade de modernização e diversificação do tecido económico do concelho, promovendo a criação de condições para a instalação de novas unidades empresariais, aumento de postos de trabalho e a qualificação dos recursos humanos através da inovação e formação”, refere a autarquia em comunicado.

A (AAE/ALE) é constituída por 29,64 hectares, divididos por 34 lotes destinados à instalação de unidades empresariais para comércio, indústria e serviços, e outros equipamentos.

 

 

ÓBIDOS: Associação entrega 14 toneladas de papel para campanha solidária

 

A Associação Presente e Futuro, sediada em A-da-Gorda, concelho de Óbidos, atingiu o primeiro lugar no ranking regional, em 2018, ao entregar 14.280 quilos de papel para a campanha “Papel por Alimentos”, promovida pela Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares.

O segundo lugar do ranking pertence também a uma instituição do concelho, o Grupo Interparoquial de Óbidos, informou a câmara, reforçando a ideia de que a comunidade local “se preocupa com questões ambientais como a reciclagem, pois empenha-se e mostra vontade de participar ativamente neste tipo de campanhas, atingindo resultados cada vez melhores”.

Através da recolha de papel os Bancos Alimentares Contra a Fome recebe produtos alimentares que são distribuídos pelos mais carenciados.

 

DYA/MLL // MCL

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar