01-06-2018 Cultura, Sociedade, Política, Lusa, Torres Vedras Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País - 4.ª edição

Redação, 01 jun (Lusa) – Notícias breves do país (4.ª edição):

 

LISBOA: Vinhos da região premiados em concurso mundial

 

Os vinhos S. Sebastião Syrah 2015 e o S. Sebastião Touriga Nacional 2015 ganharam a medalha de ouro e medalha de prata, respetivamente, no Concours Mondial de Bruxelas, em Pequim, China, divulgou hoje a Comissão Vitivinícola Regional de Lisboa.

O concurso decorreu entre 10 e 14 de maio.

Portugal ficou no grupo dos dez principais países mais medalhados, tendo os vinhos de Lisboa obtido com o painel internacional de jurados mais duas medalhas.

Mais de 9.180 vinhos de 48 países produtores competiram por uma distinção e cerca de 330 jurados de mais de 50 países experimentaram às cegas e pontuaram os vinhos.

 

MADEIRA: Um morto esta semana nas estradas da Madeira – PSP

 

Um morto e 16 feridos ligeiros perfazem o balanço da sinistralidade nas estradas da Madeira no decorrer desta semana, durante a qual a Polícia de Segurança Pública (PSP) registou 49 acidentes, foi hoje divulgado.

A nota divulgada pelo Comando Regional da Madeira refere que o Funchal foi o concelho com maior número de ocorrências (23), seguindo-se o de Machico (a leste), com uma dezena, e Câmara de Lobos (oeste da ilha), com nove.

Na ilha do Porto Santo não foi registado qualquer acidente.

A PSP ainda destaca que, destas ocorrências, 33 foram colisões, 12 despistes, três atropelamentos.

 

 

PENICHE: Exposição “Moldes Mutantes” na Atouguia da Baleia

 

A exposição “Moldes Mutantes”, do designer Vítor Agostinho, vai estar patente a partir de sábado e até 11 de agosto no Centro de Interpretação da Atouguia da Baleia, em Peniche.

Promovendo nos moldes uma abordagem experimental, o criador pretende desenvolver produtos que possuam uma história sobre as decisões tomadas durante o processo de fabrico.

O autor é um designer com experiência relevante de vários anos na indústria cerâmica. Mais recentemente, reorienta o seu trabalho para um desenvolvimento mais personalizado e de autoprodução, como resultado da sua investigação em cerâmica no âmbito do seu projeto de mestrado.

 

TORRES VEDRAS: Câmara convida população a praticar desporto

 

A Câmara de Torres Vedras organiza, no domingo uma iniciativa para levar a população a praticar desporto na rua, entre as 09:00 e as 12:45, denominada "No domingo a rua é nossa!".

A Rua António Leal d'Ascensão, na cidade, vai estar cortada ao trânsito entre as rotundas do Centro de Apoio ao Empresário e a estátua Joaquim Agostinho para que os participantes possam experimentar diversas atividades, desde futebol, hóquei, basquetebol, voleibol, ténis de mesa, golfe, desportos de combate, orientação, esgrima, xadrez ou aulas de fitness.

O evento, promovido pela Câmara Municipal em parceria com as associações desportivas e ginásios locais, tem como objetivos divulgar a oferta de serviços de atividade física e desportiva, promover a atividade física enquanto veículo de aquisição de hábitos de vida saudáveis e a fruição da cidade enquanto espaço de lazer.

 

TORRES VEDRAS: 29.º Oeste Infantil de 05 a 09 de junho na cidade

 

A Grande Festa da Criança - Oeste Infantil regressa, entre terça e sexta-feira, à Expotorres, em Torres Vedras, este ano sob o tema “Ambiente e Sustentabilidade: o Mundo nas tuas mãos”.

Esta edição incute nas crianças o sentido de responsabilização pelo papel que têm na sustentabilidade do planeta, através da consciencialização para a mudança de comportamentos, valores e atitudes indutores de uma sociedade global mais justa, sustentável e pacífica.

Com um horário semanal destinado a grupos escolares, a Grande Festa da Criança abre as suas portas também para receber as famílias na sexta-feira, em horário pós-laboral, e no sábado.

 

LISBOA: Lançado manifesto para “desafiar os inquietos com o futuro do país”

 

 

Cerca de 80 subscritores lançaram hoje o Manifesto Europa & Liberdade, uma plataforma de intervenção cívica criada com o objetivo de “apresentar à sociedade e aos partidos políticos reflexões e medidas”.

O objetivo é permitir “um horizonte de esperança para Portugal na modernização e na liberdade”, desafiando assim “os inquietos com o futuro do país”.

Outro dos motes deste manifesto é “a dignificação da imagem da política na sociedade portuguesa”.

Os princípios básicos são, de acordo com o texto do manifesto, o crescimento do rendimento das famílias, um horizonte estratégico estável e sustentável, a integração europeia como motor da configuração da sociedade portuguesa, um combate permanente à captura de interesses e uma resposta portuguesa aos desafios das novas competências e das desigualdades.

O Manifesto Europa & Liberdade pretende construir, já em setembro, uma plataforma estruturada à volta de um movimento alargado de intervenção cívica.

 

JF/FYC/AMB // ROC

 

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar