09-01-2019 Cultura, Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Redação, 09 jan (Lusa) – Notícias breves do País:

 

OEIRAS: Auditórios e bibliotecas municipais recebem encontros sobre livros e leitura

 

O Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide, vai receber, na quinta-feira, a primeira sessão do projeto “Nós Leitores”, que terá duas edições por mês, moderadas pela jornalista literária Ana Daniela Soares, anunciou hoje a Câmara de Oeiras.

De acordo com um comunicado da autarquia do distrito de Lisboa, a primeira sessão terá como convidados Ricardo Araújo Pereira e Bárbara Bulhosa, e tem início marcado para as 21:30, com entrada livre.

Também a iniciativa “Café com Letras” regressa ao município, dia 17 de janeiro às 21:30, na Biblioteca Municipal de Oeiras com a escritora Patrícia Reis como convidada e “pretende ser um ponto de encontro entre autores consagrados da língua portuguesa”.

“José Rodrigues dos Santos, Gisela João, Cristina Branco, Rodrigo Leão, Tiago Bettencourt, Camané, Tó Trips, Albano Jerónimo, Beatriz Batarda, Nuno Lopes e o escritor Sandro William Junqueira são algumas das personalidades que já confirmaram presença nos vários encontros com o público de Oeiras que vão decorrer ao longo de 2019”, acrescentou ainda a autarquia.

 

 

TORRES NOVAS: Investimento de um milhão de euros para reforçar abastecimento de água

 

A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo (AR) está a investir um milhão de euros na ampliação do reservatório do Cerejal, em Torres Novas, para “aumentar cinco vezes a reserva de água para a cidade e lugares envolventes”.

Em comunicado, a empresa afirma que estão em curso as obras de construção de duas novas células junto do reservatório, a concluir no último trimestre deste ano, que irão permitir passar o volume de água armazenada dos atuais 600 metros cúbicos para 3.750 metros cúbicos.

Esta capacidade de reserva permitirá assegurar as necessidades de abastecimento da zona sul da cidade de Torres Novas (distrito de Santarém) e dos lugares de Barreira Alva, Marruas, Picoto, Gavata, Caveira, Foros da Barreta, Bom Florido e Vale do Carvão, equivalente a cerca de 6.000 habitantes, afirma a nota.

Segundo a empresa, a obra insere-se num plano de investimentos em curso, desde outubro de 2011, e que já concretizou cerca de 24 milhões de euros em obras nos sistemas de abastecimento e saneamento no concelho de Torres Novas, valor que chegará aos 30 milhões com as obras que estão atualmente em fase de conclusão e que a AR afirma serem fundamentais para a despoluição da bacia do Almonda.

 

ALMADA: Arco Interativo promete unir crianças e adultos através de jogos no parque Júlio Ferraz

 

Jogos de dança, música, agilidade, velocidade, reflexos e de cálculo matemático integram o Arco Interativo, um equipamento de nova geração que pretende unir idosos e crianças através de brincadeiras e que está disponível a partir de quinta-feira, em Almada.

O Parque Comandante Júlio Ferraz, no centro da cidade, foi o local escolhido pela Câmara Municipal de Almada para a instalação do denominado Arco Interativo, um conjunto de nove jogos que inclui câmara de deteção de movimento e um tapete de atividades em relva sintética.

Segundo uma nota de imprensa da Câmara de Almada, no distrito de Setúbal, o Arco Interativo "capta os movimentos, transmite a informação a um computador e emite indicações ao utilizador através de dois altifalantes, permitindo o acesso e a inclusão de utilizadores com mobilidade condicionada".

De acordo com a autarquia, o Arco Interativo "torna possível que crianças e adultos em cadeiras de rodas possam brincar facilmente com os seus amigos e familiares" e "promove a interação entre crianças, jovens, adultos ou seniores, independentemente da idade ou limitações físicas".

 

PENICHE: Câmara corta estrada parcialmente por risco de derrocada de imóvel

 

A Câmara de Peniche procedeu ao corte parcial da Rua dos Hermínios, no troço entre as ruas Marquês de Pombal e a Rua Marechal Gomes Freire de Andrade, por risco de derrocada de um imóvel particular, foi hoje anunciado.

A medida foi tomada depois de uma vistoria efetuada pela Proteção Civil Municipal ao local, tendo em conta o “risco de derrocada devido à aparente instabilidade do edifício nº 36”, para o qual deu entrada nos serviços um pedido de licenciamento de demolição.

A autarquia já aprovou o projeto e deferiu o pedido de licenciamento.

No troço parcialmente cortado ao trânsito, apenas é permitida a circulação de pessoas a pé.

 

LOURINHÃ: Câmara estabelece parceria com Universidade de Aveiro

 

A Câmara da Lourinhã e a Universidade de Aveiro estabeleceram uma parceria no âmbito de um projeto de investigação europeu com vista à procura de novos mercados e ao desenvolvimento de produtos para o polvo, chocos e lulas.

A autarquia encontrou nesta parceria uma forma de dar visibilidade à Quinzena Gastronómica do Polvo, evento que este ano completa a sua 11.ª edição com novos patos confecionados à base do polvo e se apresenta como o mais antigo a nível nacional dedicado a este molusco.

Na assinatura do protocolo, os investigadores afirmaram desde logo o conhecimento e um grande interesse por parte do mercado norte-americano no produto português e garantiram também que têm como principal premissa a sustentabilidade biológica e socioeconómica das espécies.

 

FYC/GR/MLL/RYPS // MLS

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar