01-06-2018 Cultura, Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País - 2.ª edição

Redação, 01 jun (Lusa) – Notícias breves do País (2.ª edição):

 

TOMAR: Reflorestação de áreas afetadas por incêndios vence orçamento participativo

 

O projeto Reflorestar Tomar - Atividades de sensibilização e de reflorestação das áreas afetadas pelos fogos, utilizando espécies autóctones, foi o vencedor do Orçamento Participativo Jovem para 2018, promovido pelo município.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Tomar (distrito de Santarém) afirma que os 248 jovens que votaram, na sua maioria em assembleias de voto tradicionais e não pela Internet, escolheram, em segundo lugar, a recolocação do circuito de manutenção na Mata dos Sete Montes, em terceiro, a aquisição de material médico-cirúrgico para o canil/gatil municipal e, em quarto, a aquisição de 20 bicicletas para o posto de turismo.

O município vai aplicar os 10.000 euros previstos no projeto vencedor, mas, além deste, “está a preparar ou tem já em vista o desenvolvimento de projetos relacionados com os três restantes”, afirma a nota.

 

 

ALCANENA: Vinhos de solos calcários da Estremadura no ‘Sunset Science’

 

O Centro de Ciência Viva do Alviela, situado nos Olhos d’Água, Alcanena, promove sábado ao final da tarde mais uma edição do ‘Sunset Science’, desta vez dedicado aos vinhos de solos calcários da Estremadura.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Alcanena (distrito de Santarém) convida para um “pôr-do-sol refrescante e regado com ciência, com sabor a vinhos oriundos de terrenos ricos em calcário da Estremadura, com prevalência para os brancos e rosés”, sob orientação da enóloga Vera Moreira, da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa.

“O Maciço Calcário Estremenho e área envolvente têm já uma longa história de cultura da videira e algumas vinhas utilizam ainda os saberes ancestrais da época medieval nos seus métodos de cultivo, mas a inovação e diferenciação são imagens de marca da Região Vitivinícola de Lisboa”, afirma a nota, realçando o facto de Torres Vedras e Alenquer receberem este ano o título de "Cidade Europeia do Vinho".

 

 

SANTARÉM: Círculo Cultural Scalabitano celebra junho “Mês da Criança”

 

O Círculo Cultural Scalabitano (CCS) vai promover, em junho, uma programação semanal num espaço comercial da cidade de Santarém dedicada às crianças, proporcionando “momentos de diversão e aprendizagem” e alertas à comunidade sobre as suas necessidades.

A iniciativa “Junho Mês da Criança” decorre em parceria com o W Shopping – Santarém, começando hoje, Dia Mundial da Criança, com pinturas faciais, oferta de balões e animação pelos palhaços Pantufa e Augusto, do Veto Teatro Oficina (do CCS), atividades que se estendem pelo fim de semana, num programa que inclui ainda aulas de ballet e sessões de contos.

Ao longo do mês vão decorrer iniciativas de “alertas à comunidade para a situação atual das crianças, valorizando-as e informando sobre as suas necessidades e desafios de desenvolvimento”, relembrando que a Convenção dos Direitos da Criança “não é um mero protocolo simbólico e que a criança é um ser de direito”, bem como para sublinhar a “importância de promover, prevenir e proteger as crianças, como elemento central do desenvolvimento do país”.

 

 

LISBOA: Câmara de Lisboa celebra Dia Mundial da Bicicleta no domingo com atividades

 

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) vai comemorar o Dia Mundial da Bicicleta, no domingo, com dois passeios pela cidade e "com várias ações de entrada gratuita", informou hoje o município da capital.

O "XXVI Lisboa" e o "Dar a Volta aos Museus" são as duas iniciativas a pedais promovidas pela autarquia, além de atividades entre as 10:00 e as 16:00 no Jardim Roque Gameiro, no Cais do Sodré.

A CML informa ainda que vai haver "música com os Farra Fanfarra, gincanas, oficina de bicicletas, experimentação de bicicletas de carga e uma exposição de bicicletas".

 

 

LISBOA: Governo quer classificar Palacete Alves Machada em Santo António como monumento

 

O Governo quer a "classificação como monumento de interesse público do Palacete Alves Machado, incluindo o jardim e o património integrado", em Lisboa, segundo o anúncio publicado hoje no Diário da República.

Nesse sentido, a Direção-Geral do Património Cultural vai propor ao ministro da Cultura a classificação daquele palacete como monumento de interesse público

O edifício em questão está localizado na Rua do Salitre, números 62 e 64, na freguesia de Santo António.

 

 

FUNCHAL: Rede ex aequo organiza festa para angariação de fundos para o Funchal Pride 2018

 

A rede ex aequo - associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, trans, intersexo e apoiantes organiza sábado uma festa de angariação de fundos para o Funchal Pride 2018 que se realiza a 06 de outubro no Jardim Municipal.

Segundo um comunicado hoje distribuído, a festa decorrerá no Living Room à Travessa dos Varadouros e contará com os sons de Michael Yang e da jovem artista hula hooper Bethan Woodward.

A entrada é livre e parte dos lucros revertem para a organização do Arraial Pride e para a segunda Marcha do Orgulho LGBTI+ do Funchal, associadas à edição de 2018 do Funchal Pride.

Este ano, pertencem à comissão organizadora, além da rede ex aequo, o Núcleo da Amnistia Internacional no Funchal, a Associação Abraço - Delegação da Madeira, a Delegação da Madeira da Fundação Portuguesa "A Comunidade Contra a Sida", os Mad le's Femme, a Opus Gay Madeira e a União Alternativa de Mulheres e Resposta - Madeira.

 

EC/AZF/MLL // MCL

Lusa/fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar