18-07-2018 Educação, Política, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

Projeto “MyMachine” desenvolve seis máquinas pensadas por crianças em Famalicão

Vila Nova de Famalicão, Braga, 18 jul (Lusa) - O projeto "MyMachine" promovido pela Câmara de Vila nova de Famalicão "deu corpo ao sonho" de 120 crianças, resultando em seis máquinas concretizadas pelos alunos das universidades e do ensino profissional do concelho, anunciou hoje a autarquia.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Famalicão explica que da "imaginação" das crianças do 1.º ciclo e do engenho de um grupo de alunos da Universidade Lusíada e das Escolas de Ensino Profissional resultaram uma máquina para arrumar brinquedos, outra para distinguir os "toques" da campaínha escolar, uma para arrumar o material escolar, outra para medir e informar sobre o ruído, uma para afiar automaticamente os lápis e, por fim, uma máquina "Colete" para salvar vidas.

"Este projeto tem a virtuosidade de aproximar o contacto entre as escolas do 1.º ciclo, as escolas profissionais e as universidades, colocando todos a trabalhar no objetivo de dar corpo ao sonho das crianças", afirma no texto o presidente da autarquia, Paulo Cunha.

O "My Machine" decorreu durante o ano letivo de 2017/2018, permitindo "aos mais pequenos sonhar alto e obrigando os alunos mais velhos ao esforço de simplificarem os processos criativos e de execução, para conseguirem tornar realidade as ideias das máquinas".

O objetivo passava por desenvolver "máquinas sonhadas para resolver problemas do mundo ou do dia-a-dia, recorrendo à criatividade das crianças e à sua forma simples de encarar a vida".

O "MyMachine" é um projeto que nasceu em Kortrijk (Bélgica), através da Universidade de Howest, com o objetivo de permitir às crianças do 1.º ciclo ver concretizadas as suas ideias de solucionar problemas através da construção de "máquinas".

Em Portugal, a marca institucional é gerida pelo Parque Tecnológico de Óbidos com quem o Município de Vila Nova de Famalicão estabeleceu ligação de parceria para o estender às escolas da sua rede educativa.

 

JYCR//LIL

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar