Jornal Oeste Online
  • Lusa / Notícias
  • 30-12-2015

BREVES: País - 2.ª edição

 

TORRES VEDRAS: Abertas inscrições para grupos de mascarados

 

As inscrições para o concurso de Grupos de Mascarados do Carnaval de Torres Vedras 2016 estão abertas até ao dia 11 de janeiro, anunciou hoje o município.

Os interessados em participar podem consultar o regulamento e efetuar a inscrição em www.cm-tvedras.pt ou www.carnavaldetorres.com.

 

 

ALCOBAÇA: Jogo dá a conhecer história do mosteiro

 

O semanário Região de Cister, em parceria com o município de Alcobaça, lançou "O Jogo do Mosteiro", um jogo de tabuleiro que pretende dar a conhecer um pouco mais sobre a história do Mosteiro de Alcobaça.

Da autoria de Joaquim Paulo, diretor do jornal, o jogo tem design do professor Sílvio Maltêz, conteúdos da jornalista Ana Ferraz Pereira e a validação científica do historiador Rui Rasquilho, ex-diretor do mosteiro, inscrito na lista de Património Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) desde 1989.

O jogo pode ser adquirido nos postos de venda e na redação do jornal Região de Cister por oito euros ou encomendado através do e-mail comercial@regiaodecister.pt.

 

 

LISBOA: Cicloturistas organizam primeiro passeio de 2016

 

A iniciativa “Inicie o Ano a Pedalar” vai promover o primeiro passeio de cicloturismo de 2016, no domingo, entre as 10:00 e as 12:00, em Lisboa, condicionando o trânsito na zona ribeirinha, anunciou hoje o município.

Organizado pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), o passeio de bicicleta começa e termina na Praça do Comércio, incluindo, entre outras vias, a Avenida Infante D. Henrique, a Rua Cintura do Porto, a Avenida Ribeira das Naus, a Avenida Brasília, o Cais do Sodré e Belém.

De acordo com a Câmara de Lisboa, a iniciativa vai condicionar o trânsito em diversas artérias das freguesias da zona ribeirinha da cidade, sem que haja encerramento total da circulação.

 

 

 

 

NAZARÉ: Reis do Carnaval conhecidos na noite de Ano Novo

 

Os Reis e a Marcha Geral do Carnaval da Nazaré vão ser divulgados nos primeiros minutos de 2016, durante os festejos da Passagem de Ano, divulgou o município

O ‘palco norte’, instalado junto da praia da Nazaré, acolherá o espetáculo de meia hora, com marchas do Carnaval, que tem por lema "Seca fates d'oleade", e a atuação do cantor Guilherme Azevedo, que irá interpretar a Marcha Geral 2016.

 

 

HORTA: Obras de 2,25 ME para reabilitar creche no Faial

 

O concurso para a reabilitação do edifício da creche “O Castelinho”, do Lar das Criancinhas da cidade da Horta, (Faial), um investimento de cerca de 2,25 milhões de euros, foi hoje publicado em Diário da República.

Segundo o Governo dos Açores, a empreitada, inserida na Carta Regional das Obras Públicas, tem um prazo de execução que ronda os 15 meses e representa um investimento do executivo de cerca de 2,25 milhões de euros que permite adaptar o espaço para a instalação de creche, jardim-de-infância e centro de atividades de tempos livres.

 

 

NAZARÉ: Vila promovida nos voos da TAP

 

A partir de janeiro será exibido, nos voos de longo curso da TAP, um episódio dedicado à Nazaré no âmbito da série “Portugal in 150 Seconds”, realizada pela Lua Filmes.

“Portugal in 150 Seconds" é uma série ‘online’ produzida pela Lua Filmes e que se dedica à promoção turística de Portugal.

A série estará inicialmente disponível em cerca de 700 voos de longo curso da Transportadora Área Portuguesa (TAP), durante um período de 12 meses, e será também exibida na Rede de Expressos (autocarros), prevendo-se, segundo a Câmara da Nazaré, que os episódios cheguem a quatro milhões de passageiros por ano.

 

 

LISBOA: Iniciativa “Aquecer Corações” apoia sem-abrigo nas Avenidas Novas

 

A Junta de Freguesia de Avenidas Novas, em Lisboa, anunciou hoje que vai promover, na noite de 06 de janeiro, a iniciativa “Aquecer Corações”, que resulta na entrega de agasalhos, sopa e bolo-rei aos sem-abrigo desta zona da cidade.

A ação de solidariedade visa “proporcionar uma noite quente aos mais carenciados”, refere o comunicado da autarquia, acrescentando que o presidente da Junta de Freguesia de Avenidas Novas, Daniel Gonçalves, também vai sair à rua nesta iniciativa.

Para o autarca, o projeto promove a “construção de uma sociedade mais justa e solidária, de modo a reforçar a ligação entre todos”.

Teve a ajuda dos funcionários e colaboradores da Junta de Freguesia, que contribuíram com mantas e agasalhos, assim como o apoio de um restaurante da freguesia que vai oferece a sopa e o bolo-rei.

 

LISBOA: Detido jovem por suspeitas de abuso sexual de criança de 4 anos

 

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, anunciou hoje a detenção de um homem por suspeitas de abuso sexual de criança, crime alegadamente cometido na área da Grande Lisboa.

“O arguido, familiar próximo da vítima, que tem apenas 4 anos, aproveitou-se de estar sozinho em casa com a criança para abusar sexualmente dela. Foi a própria criança que alertou a família para o que tinha acontecido, tendo sido apresentada uma denúncia à polícia”, refere a PJ, em comunicado.

O detido, de 20 anos, foi presente a primeiro interrogatório judicial e ficou em prisão preventiva.

 

JGS/APE/SYSM/DYA // ROC

 

Lusa/Fim

COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub