20-07-2021 Imprimir PDF     Print    Print

Atribuição da bandeira Azul, pela primeira vez, às praias do Bom Sucesso e do Rei Cortiço

Foi hasteada, na passada sexta-feira, dia 16 de julho, pela primeira vez, a Bandeira Azul na praia do Bom Sucesso.

Praia do Bom Sucesso desfralda “com orgulho” três galardões
Para além deste galardão, foram também hasteadas as bandeiras de Praia Acessível para Todos, através de financiamento obtido por via de candidatura apresentada à Linha de Turismo Acessível do Turismo de Portugal, e o galardão de Praia de Qualidade de Ouro, que reconhece a qualidade da água balnear como excelente durante um período mínimo de cinco anos consecutivos.
Para Margarida Reis, vereadora com o Pelouro da Saúde e Bem-Estar, “a atribuição da bandeira Azul, pela primeira vez, às praias do Bom Sucesso e do Rei Cortiço, mostra o esforço que temos tido para equipar toda a nossa zona balnear com infraestruturas essenciais, preservando, ao mesmo tempo, toda a beleza natural”. “Este dia 16 de Julho, para além de histórico, enche-nos de orgulho”, confessa Margarida Reis, dando destaque “às acessibilidades para todas as pessoas e ainda ao reconhecimento que nos foi dado pela Quercus”.
Segundo a autarca, em todo este processo, nomeadamente no Bom Sucesso, “houve necessidade de articular muito bem com a Agência Portuguesa do Ambiente a forma como os trabalhos das dragagens da Lagoa de Óbidos decorrerão, para não prejudicar os veraneantes e, acima de tudo, a qualidade daquela praia tão apetecível”. A vereadora explica ainda que “a colocação da bandeira azul na praia do Rei Cortiço está dependente do fim das obras que o concessionário está a fazer”.
Recorde-se que, devido à situação pandémica, continua a haver lotação nas praias de Portugal, sendo que, no concelho de Óbidos, o máximo de pessoas no areal do Bom Sucesso é de 3100, em Vale de Janelas (Praia d'El Rei) de 1600 pessoas e no Rei do Cortiço de 400 pessoas. Estas capacidades constituem um importante auxiliar para a gestão e utilização segura das praias, pois é a partir destes valores que pode ser dada informação - ao cidadão e às autoridades - de modo a direcionar os devidos comportamentos, de uma forma responsável.
Em Óbidos, a época balnear vai até 15 de setembro.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar