29-04-2018 Educação, Lusa, Torres Vedras Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

Jovens construtores de robôs competem de olho no campeonato mundial

Torres Vedras, Lisboa, 29 abr (Lusa) – Meio milhar de jovens inventores de robôs de todo o país esteve até hoje em Torres Vedras a demonstrar as suas habilidades no Campeonato Nacional de Robótica, que apura os melhores para o mundial que se realiza em junho.

O campeonato nacional pôs à prova 450 jovens, repartidos por 85 equipas, desafiados a inventar robôs para busca e salvamento, futebol robótico e também para interagirem com humanos.

Equipas do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, de Torres Vedras, ganharam, a jogar pela primeira vez em casa, nas várias categorias do escalão que integra jovens dos 12 aos 19 anos de idade.

As equipas de Torres Vedras vão representar Portugal no campeonato mundial Robocup, que se realiza este ano em Montreal, no Canadá, de 18 a 22 de junho.

O Campeonato Nacional de Robótica decorreu no âmbito do Festival Nacional de Robótica, que pela primeira vez integrou também um programa de formação para professores, trazendo a Torres Vedras um milhar de participantes durante os vários dias.

À prova, que integrou também um escalão para jovens universitários, concorreram também equipas da Alemanha, Holanda e México, que vieram a Portugal com o intuito de se prepararem para o embate mundial.

As competições destinam-se a promover o espírito inovador e empreendedor nos jovens, assim como a aquisição de competências transversais.

Do programa, constou o desafio de caráter pedagógico ‘RobôOeste’, que juntou 25 equipas e 88 participantes movidos pelo interesse pela ciência e pela tecnologia, uma exposição de projetos de clubes de programação e robótica de nove escolas do país e um encontro científico internacional com 67 investigadores de robótica de 21 países.

O Festival Nacional de Robótica junta diversas entidades na organização, entre as quais a Sociedade Portuguesa de Robótica, o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, o Instituto Politécnico de Leiria, o Ministério da Educação e a Associação Nacional de Professores de Informática.

FYC // CSJ

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar