07-02-2019 Política, Lusa, Lourinhã Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

Lourinhã lança 'site' para cidadãos acompanharem execução do programa eleitoral autárquico

Lourinhã, Lisboa, 07 fev (Lusa) - A Lourinhã, distrito de Lisboa, é dos primeiros municípios do país a lançar uma página na internet através da qual, a partir de hoje, os cidadãos podem acompanhar a execução do programa eleitoral prometido pelo PS nas eleições autárquicas de 2017.

A plataforma www.governancatransparente.cm-lourinha.pt “pretende ser um espaço de partilha entre a autarquia e os cidadãos, tendo como principal objetivo potenciar a transparência da execução da atividade municipal, nas suas diferentes vertentes”, refere o presidente da câmara, João Duarte Carvalho (PS), no site.

Para o autarca, “não basta apresentar um projeto, é essencial prestar contas sobre a execução do mesmo”.

O 'site' dá a conhecer o programa eleitoral para o atual mandato autárquico 2017-2021, dividido por quatro eixos estratégicos.

No eixo denominado ‘Lourinhã Próxima’ constam medidas de organização interna da autarquia, como a modernização administrativa e o esforço de redução do uso do papel, o rigor das finanças públicas, a criação do Provedor Municipal do Cidadão, a abertura de balcões multiserviços nas freguesias ou a descentralização de competências para as freguesias.

Outro dos eixos é o da inclusão, propondo ações como a criação da Rede Municipal Contra a Violência Doméstica, apoios às famílias no arrendamento de casas, na saúde e na natalidade, fundação do Centro de Artes Pedro e Inês, promoção do ensino profissional no concelho, garantia de médico de família a toda a população e reforço do apoio domiciliário.

As outras duas áreas de intervenção são a sustentabilidade e o empreendedorismo.

Através da plataforma, os cidadãos podem não só consultar as propostas, mas também receber notificações no seu correio eletrónico em relação a cada área de intervenção.

O município lança também hoje a edição de 2019 do Orçamento Participativo, com um valor de 150 mil euros, igual ao de 2018.

Para acompanhamento e votação dos projetos propostos pelos cidadãos, a autarquia lança também uma nova plataforma em https://orcamentoparticipativo.cm-lourinha.pt.

 

FYC // MLS

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar