15-10-2020 Paulo Alexandre Imprimir PDF     Print    Print

Margarida Balseiro Lopes denuncia cortes no Ensino Artístico

A deputada do PSD, Margarida Balseiro Lopes, questionou a ENSEMBLE (Associação Portuguesa de Instituições de Ensino de Música) na Assembleia da República sobre os cortes no Ensino Artístico e que ameaçam o futuro de várias instituições da Região.

A deputada lembrou que a expectativa era de crescimento do Ensino Artístico Especializado, o que afinal não aconteceu. Verifica-se, antes, uma dramática realidade de cortes brutais em várias escolas. Exemplos disso são o Orfeão de Leiria, com cortes superiores a 60%, e a Academia de Música de Alcobaça.
Para o PSD, esta é uma situação especialmente grave pelo momento escolhido, depois de realizadas as inscrições para o ano letivo seguinte.
O PSD criticou também a opacidade da fórmula de financiamento e as distorções provocadas por esta nova fórmula de cálculo. “É incompreensível que se tenha passado para um sistema de financiamento com base em estimativas, alterando por completo a lógica dos anos anteriores que era realizada com base no histórico”, afirmou a deputada.
O impacto destes cortes em escolas bem avaliadas pela tutela ao longo dos anos pode ser brutal, se não for lançado entretanto o concurso adicional prometido pelo Governo.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar