19-09-2018 Imprimir PDF     Print    Print

Olhar JSD

Pensamento millennial

Nascidos entre 1980 e 2000, a geração do desapego, do inconformismo, do reutilizável, do personalizado e também, a que dizem vir a mudar o mundo. Há distância de uns cliques sabem das últimas notícias da cidade ou do mundo. Basta querer e têm toda a informação necessária à formação de um profissional. Preferem experimentar e vivenciar que possuir e preferem percorrer o mundo a ter a sua própria casa ou o seu carro. Observam e comparam atentamente preços, e dispensam de todo os cartões de crédito. Esta é a geração em que o valor pesa mais que o preço, a igualdade está na base das relações humanas e a preocupação ecológica está no princípio de qualquer decisão.

E que posição política terá esta nova geração?
Fogem do capitalismo, o sistema económico baseado na produção de bens e o lucro que se obtém dos mesmos (cada vez mais em massa). Procuram o desenvolvimento sustentável e saudável, e ai observamos em alguns empurrões à sociedade dos últimos tempos, como a luta UBER/táxi ou o confronto entre Airbnb e o setor hoteleiro, que se viram obrigados a inovar e procurar formas de responder às infinitas e imediatas necessidades da nossa geração.
Numa partilha constante de opinião e factos a nível global, não existe espaço para dependência politica ou guerras por cores ou partidos. Não é preto, nem branco, quer-se o que é de facto necessário em cada caso, quer-se a honestidade, a flexibilidade e a facilidade. Foi assim que Bernie Sanders conquistou os jovens americanos, com um discurso sem grande carga política, a defender que a guerra e a discriminação não são de todo respostas a problema nenhum. A meu ver, a geração onde a desfiliação política está mais presente que nunca, mas não a preocupação politica. Esta geração não se deixou de preocupar com a política, mas sim deixou de concordar com os velhos métodos de praticar a política.

Maria Margarida Correia - Vogal da Comissão Política da JSD Caldas da Rainha
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar