13-12-2013 Cultura, Sociedade, Lusa Lusa / Ana Goulão Imprimir PDF     Print    Print

Prémios da Associação Portuguesa de Museologia: Palmarés 2013

Lisboa, 13 dez (Lusa) - A lista completa dos prémios entregues hoje pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) no Museu das Comunicações, em Lisboa, é a seguinte:

Lisboa, 13 dez (Lusa) - A lista completa dos prémios entregues hoje pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM) no Museu das Comunicações, em Lisboa, é a seguinte:

- Melhor Museu Português - Museu do Ar (Sintra) e Museu Nacional de Machado de Castro (Coimbra).

Menção Honrosa - Museu Municipal de Almeirim.

- Prémio Projeto Internacional - Arquiteto Álvaro Siza Vieira.

- Prémio Melhor Exposição - Museu Nacional de Arte Contemporânea/Museu do Chiado e Museu Nacional Soares dos Reis/Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Menção Honrosa - Tesouros do Museu de Évora e Museu de Alberto Sampaio. "Angelorum - Mil Anos de Anjos em Portugal".

- Prémio Coleção Visitável - Oficina Museu do Mestre Carolino Tapadejo (concelho de Castelo de Vide).

- Prémio Melhor Intervenção em Conservação e Restauro - Museu de S. Roque - Santa Casa da Misericórdia de Lisboa: Restauro "As capelas de S. Francisco Xavier e S. João Baptista na Igreja de S. Roque: a arte ao serviço da Fé".

- Prémio Melhor Aplicação de Gestão e Multimédia - Museu Nacional dos Coches (Lisboa) - Guia de visita digital denominado "Guia & Jogo para o Museu Nacional dos Coches".

Menção Honrosa: Centro de Interpretação do Mosteiro da Batalha.

- Prémio Melhor Comunicação Online - Casa Museu Medeiros e Almeida (Lisboa).

- Prémio Melhor Site - Conferência Episcopal Portuguesa: Bens Culturais da Igreja e Cinemateca Portuguesa -- Museu do Cinema.

- Prémio Inovação e Criatividade - Mosteiro de Tibães.

- Prémio Merchandising - Museu da Fundação Calouste Gulbenkian e Rota do Românico Aplicações.

- Prémio Melhor Trabalho Jornalístico/Media - Série documental sobre 13 Museus Portugueses -- RTP 2 e Sul Informação (online) -- Algarve.

Menção Honrosa - Estrelas e Ouriços.

- Prémio Informação Turística - Visitas virtuais aos museus dos Açores -- Direção Regional da Cultura e Guia de Monumentos a Norte - Direção Regional da Cultura do Norte e Turismo do Porto e Norte de Portugal.

- Prémio Melhor Estudo de Museologia - Ana Sofia Lemos Antunes. Dissertação de Mestrado "Musealização do Concelho do Cartaxo" e Paulo Carvalho. Dissertação de Mestrado "O Desempenho dos Museus em Portugal".

Menção Honrosa: Helena Correia. Dissertação de mestrado, "Communicating culture: strategic communication management of the contemporary art museums in XXI century in Portugal", na Universidade do Algarve e Pedro Miguel Santos. Dissertação de Mestrado: O Espaço Museológico Num Contexto de Crise Económica - Musealização da Necrópole Megalítica de Castro Laboreiro.

- Prémio Melhor Trabalho na área da Museologia - Conferência Episcopal Portuguesa: Bens Culturais da Igreja. Revista Invenire -- Revista de Bens Culturais da Igreja.

- Prémio Investigação - Deolinda Folgado, "1933 -- 1968 A Nova Ordem Industrial no Estado Novo".

Menção Honrosa: Marcas de Cerâmica das Caldas - Museu José Malhoa e Museu da Cerâmica.

- Prémio Melhor Trabalho de Museografia - Museu da Marioneta -- Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC): Exposição "Teatros de Java: joias, batiks e marionetas da coleção Francisco Capelo".

- Prémio Instituição - Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Cupertino de Miranda.

- Prémio Mecenato - Companhia de Seguros Lusitânia.

Menção honrosa: Caixa de Crédito Agrícola Mútua de Mafra e Cooperativa de Alcobaça -- obras de Arte do Mosteiro de Alcobaça.

- Prémio Cooperação Internacional - I Encontro Transfronteiriço Profissionais de Museus: Direcção Regional da Cultura do Algarve, Associação Transfronteiriça Alcoutim Sanlúcar (ATAS) e Asociación de Museólogos y Museógrafos de Andalucía (AMMA); Embaixada da Colômbia: Exposição "Viacrucis -- A Paixão de Cristo", de Fernando Botero, no Palácio Nacional da Ajuda (Lisboa); Instituto Italiano da Cultura.

- Prémio Melhor Catálogo - "Tesouros do Museu de Marinha" e "Um Gosto Português. O uso do azulejo no século XVII" (Museu Nacional do Azulejo).

Menção Honrosa: "Sero Nimis" ou "Ao Amor ninguém Escapa" - Solar do Ribeirinho Núcleo Museológico Machico, Inês Rainha Exposição Bibliográfica - Mosteiro de Alcobaça e Alba: Memórias do Cine Teatro. Câmara Municipal de Albergaria-a--Velha.

- Prémio Melhor Serviço de Extensão/Serviços Educativos - Museu de Angra do Heroísmo.

Menção Honrosa: Museu Municipal de Santiago do Cacém: Lugares Mágicos e "Um Mergulho com Ciência, uma iniciativa conjunta do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos e o Coimbra Dive Club.

- Prémio Incorporação - Exposição "Doações ao Museu da Música" e Museu Arqueológico Municipal José Monteiro do Fundão.

Menção Honrosa: Museu Municipal Marquês de Pombal. Empresário Carlos Gomes Vieira, presidente do conselho de administração da Auto Sueco (Coimbra) e Museu da Cerâmica de Sacavém Loures, com doações no valor de 50 mil euros.

- Prémio Personalidade na área da Museologia - Madalena Cabral e José Maria Cruz de Carvalho.

- Prémio Parcerias - Rota dos Museus: Um programa para "viver a cidade" do Porto e Exposição "O Virtuoso Criador. Joaquim Machado de Castro" Museu Nacional de Arte Antiga (Lisboa) e Museu de Aveiro.

AG // MAG

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar