07-08-2019 Francisco Gomes Imprimir PDF     Print    Print

Procissão no mar honra padroeira dos pescadores

Padroeira dos pescadores, Nossa Senhora da Boa Viagem é o centro de uma singular manifestação de fé promovida todos os anos em agosto pela comunidade marítima de Peniche. No passado sábado os pescadores tiveram ainda mais próximo de si quem, em momento de infortúnio, sentem ser o seu porto de ancoragem, fruto da sua devoção, que lhes dá força, coragem e motivação para vencer barreiras, galgar ondas, vencer marés - a Senhora da Boa Viagem que foi levada numa procissão noturna, acompanhada de várias imagens.

[+] Fotos
Procissão noturna (foto José Manuel Vieira)
O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, também participou no evento e presidiu igualmente à celebração eucarística que antecedeu o embarque das imagens.
Barcos grandes e pequenos, traineiras e rapas de diferentes artes, do cerco, do arrasto e do aparelho, embarcações de pesca longínqua e costeira, de passageiros ou de recreio, todos se aprontaram para saírem em procissão no mar de Peniche.
Tripulações das embarcações registadas neste importante porto de pesca fizeram-se representar, e associaram-se, embarcando igualmente as imagens de devoção das suas comunidades, Ribamar (Nossa Senhora de Monserrate), Nazaré (Nossa Senhora da Nazaré) e Ilha da Berlenga (São João Baptista).
Milhares de pessoas assistiram na Ribeira Velha ao embarque e, posteriormente, à partida dos barcos engalanados, transportando nos seus convés as imagens.
Ao longo da costa, desde a praia da Consolação até Peniche e daqui até ao Cabo Carvoeiro, visitantes e residentes assistiram a esta impressionante manifestação religiosa que culminou, após chegada a terra, com uma salva de fogo de artifício na Ribeira Velha.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar