18-03-2020 Fisioterapeuta Fabiana Faustino Clínica de Reabilitação do Bombarral Imprimir PDF     Print    Print

Reeducação Postural Global – RPG

A RPG é um método de tratamento de fisioterapia que consiste numa avaliação postural e na correção das alterações posturais detetadas. São utilizadas posturas de alongamento da musculatura e das cadeias musculares retraídas ou encurtadas e do tecido fascial envolvente, restaurando a mobilidade articular.

[+] Fotos
O fisioterapeuta orienta e auxilia na progressão do movimento
Estas posturas são realizadas com o utente deitado, sentado ou de pé. O fisioterapeuta orienta e auxilia na progressão do movimento no sentido da globalidade e alongamento “da cabeça aos pés”, sem compensações ou restrições e sem esquecer a importância da respiração.
Durante o tratamento o utente participa ativamente na correção das alterações estimulando a sua consciência corporal. Este método está indicado para praticamente todas as faixas etárias, sendo os resultados variáveis de acordo com alguns fatores.
A RPG tem elevado resultado não só na eliminação das queixas dos utentes, mas também no realinhamento de todo o sistema músculo-esquelético, devido à sua incidência sobre a causa ou origem da disfunção. O indivíduo é visto de forma integrada, procurando-se a origem da sua dor e/ou problema, e não somente o alívio dos sintomas.

Qual a importância deste método?
Em conjunto com outros fatores, tais como o sedentarismo, as alterações posturais podem provocar lesões no nosso sistema neuro-musculo-esquelético. O nosso corpo adota posturas de defesa em situações de dor, permitindo-nos realizar o nosso dia a dia de forma mais aliviada. Porém, essas posturas a médio/longo prazo irão provocar problemas noutras partes do corpo visíveis, por exemplo, na diminuição da flexibilidade muscular e na restrição da mobilidade articular.

Em que situações pode ser utilizado?
- Cervicalgias, dorsalgias e lombalgias
- Escolioses
- Hipercifose/hiperlordose
- Problemas de “falsa perna curta”
- Hérnias discais
- Joelhos varos (“para fora”) ou valgos (“para dentro”)
- Pé cavo e pé plano
- Deformações do tórax (por exemplo, peito escavado - depressão no tórax)
- Lesões por esforço repetido (por exemplo, tendinopatias)
- Lesões pós-traumáticas
- Doenças degenerativas como agravamento do alinhamento postural
- Patologias respiratórias

Corrija a sua postura, faça RPG!
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar