10-10-2018 Imprimir PDF     Print    Print

Seminário sobre os referenciais de educação para a sustentabilidade ambiental

A Comunidade Intermunicipal do Oeste, através da “Oeste Sustentável”, em colaboração com o Centro Ecológico Educativo do Paul da Tornada Prof. João Evangelista, com as Águas do Tejo Atlântico e o Centro de Formação de Associação de Escolas Centro-Oeste (CFAE), organizaram um seminário sobre os referenciais de educação para a sustentabilidade ambiental, no dia 3 de outubro, na sua sede, nas Caldas da Rainha, no qual participaram cerca de seis dezenas de coordenadores de projetos educativos ambientais das escolas e das autarquias.

Evento da Comunidade Intermunicipal do Oeste, através da “Oeste Sustentável”
O seminário teve duas partes distintas. Numa primeira foi apresentada a Estratégia Nacional de Educação Ambiental para o período 2017-2020, feita pela Agência Portuguesa do Ambiente, a cargo de Francisco Teixeira, a que se seguiram a apresentação do Referencial de Educação Ambiental para a sustentabilidade, pela Direção-Geral de Educação,  a cargo de Isabel Lopes e o diploma que regulamenta a Gestão Flexível do currículo, por Dora de Jesus, a representar o CFAE Centro-Oeste.
Os diferentes domínios da Educação para a Cidadania estão organizados em três grupos com implicações diferenciadas: o primeiro é obrigatório para todos os níveis e ciclos de escolaridade (porque se tratam de áreas transversais e longitudinais). Neste domínio inclui-se a Educação ambiental, que tem como documento curricular de referência o Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
Na segunda parte do Seminário foram apresentados os recursos, projetos e práticas pedagógico-didáticas que os serviços educativos escolares e das autarquias poderão utilizar para efeitos da implementação de projetos educativos, práticas educativas ambientais e conteúdos curriculares.
De salientar a riqueza e diversidade de projetos disponibilizados pelo Centro Ecológico Educativo do Paul da Tornada Prof. João Evangelista, apresentados por Carla Pacheco, os recursos oferecidos pelas Águas do Tejo Atlântico, apresentados por Sara Duarte, os projetos e recursos oferecidos pela Oeste Sustentável, apresentados por Rogério Ivan, os recursos formativos a disponibilizar pelo CFAE Centro-Oeste, apresentados por Nicolau Borges e, por último, os recursos formativos e eventos formativos sobre as temáticas ambientais a organizar pela Escola Superior de Tecnologia e do Mar de Peniche, apresentados por Teresa Mouga.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar