09-05-2018 Francisco Gomes Imprimir PDF     Print    Print

Som de sino volta a ouvir-se de quinze em quinze minutos em Óbidos

O toque de quinze em quinze minutos dos sinos voltou a ser ouvido na vila de Óbidos, decidiu o pároco Ricardo Figueiredo, que comunicou a medida aos fiéis no passado dia 3.

Sinos da torre da Igreja de Santa Maria, na praça mais central da vila, foram reativados
“Óbidos é uma vila reconhecida internacionalmente pela sua relevância histórica, cultural e religiosa. Uma das caraterísticas peculiares de todas as aldeias, vilas e cidades portuguesas é a presença das torres sineiras, que hora a hora e de quarto em quarto de hora, informam o passar do tempo e sinalizam uma presença no meio da vida da sociedade”, manifestou.
O padre sublinhou que “desde que tomei posse como pároco das paróquias da vila de Óbidos notei a falta de presença dos toques dos sinos. Até quando se aprecia a paisagem urbanística da vila, as torres sineiras marcam uma presença muito relevante”.
“Atendendo que seria assim importante voltar a ter esta presença na vila, depois de consultar várias pessoas, decidi reativar os toques do sinos”, anunciou o pároco.
Segundo indicou, não se trata dos sinos da igreja de São Tiago (que é a que possui o relógio, mas agora não é utilizada como espaço de culto), mas os sinos da torre da Igreja de Santa Maria, na praça mais central da vila. O horário em que os sinos tocam será entre as 9h e as 21h. Futuramente outros sinos poderão vir a ser reativados.
“Espero que seja uma oportunidade de todos recordarmos a importância e a beleza dos toques dos sinos numa vila”, frisou.
A medida mereceu um bom acolhimento por parte dos obidenses, que elogiaram a ideia.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar