09-07-2020 Publicidade Imprimir PDF     Print    Print

Trabalhos online em Portugal

As dinâmicas do mundo estão a alterar-se e o mercado de trabalho acompanha a tendência. Trabalhar em casa, online, já é uma possibilidade em vários setores. Conheça, então, alguns trabalhos online mais destacados em Portugal.

As novas formas de vida motivadas pela pandemia de 2020 têm trazido uma maior consciência quanto ao papel da tecnologia no nosso quotidiano. Além da socialização e do lazer, as plataformas digitais são hoje, também, importantes espaços para a realização de muitos trabalhos.
Além da digitalização de algumas profissões pré-existentes, estamos a assistir, no processo evolutivo do mundo, à extinção de algumas vias profissionais e ao nascimento de outras, totalmente novas e ancoradas na Internet e nas suas possibilidades.
Hoje, muitos portugueses começam a identificar-se com os trabalhos por conta própria(freelancer), com a criação de negócios digitais empreendedores e também com formas alternativas de ganhar algum rendimento fixo ou extra.
Independentemente de esta procura se fazer na busca por uma carreira de longo prazo ou apenas para a obtenção de renda passiva, a verdade é que a Internet está, cada vez mais, na mente dos portugueses como forma efetiva de ganhar dinheiro.
Saber quais são os empregos mais comuns online e as formas preferenciais dos portugueses ganharem dinheiro online pode ser uma boa forma de saber se algum dos trabalhos online em Portugal se adequa às suas competências e gostos. Assim, apresentamos, hoje, alguns dos meios onde pode explorar uma atividade profissional online no nosso país. Conheça os principais trabalhos online em Portugal.

1. Empreendedor de e-commerce

O comércio está a mudar e, cada vez mais, os consumidores estão a render-se ao facilitismo (e aos preços acessíveis) do comércio online.
Perante esta realidade e tendo em conta o grande número de plataformas e espaços que promove, de forma simplificada, a criação de lojas online, os portugueses começam a explorar o e-commerce e as suas possibilidades.
Mesmo para quem não deseja fazer deste setor uma atividade a tempo inteiro, a possibilidade de aproveitar métodos mais simples, com custos reduzidos de investimento e boas possibilidades de retorno – tais como o dropshipping – aliado ao facto de existir um grande apoio logístico, faz com que cada vez mais portugueses anseiem por vender produtos com dropshipping e se aventurem no mundo do comércio digital.
Ainda que o potencial deste meio seja muito interessante, é importante recordar que se trata, hoje, de um mercado bastante competitivo e saturado, que exige a aplicação de estratégias de marketing e criação de conteúdos de qualidade para garantir o posicionamento de uma nova marca num meio cada vez mais impermeável.

2. Blogs, vlogs e Youtube

Fazer dos blogs, vlogs e do Youtube plataformas para o ganho de rendimentos tem-se tornado cada vez mais comum entre os portugueses, à medida que as expressões “blogger”, “youtuber” ou “influencer” começam a fazer parte dos discursos naturais.
Este tipo de atividade encontra-se em crescimento, já que as pessoas que realizam este tipo de atividade são vistas pelas marcas como uma mais-valia, na medida em que exercem uma influência bastante interessante no público, ajudando a motivar a venda de produtos, de uma forma mais natural e espontânea.
Exemplos de marcas que costumam aproveitar o mediatismo deste tipo de influenciador, são as marcas de maquilhagem, de roupa, de tecnologias e de setores relacionados com viagens (companhias aéreas ou hotelaria).

3. Trabalhos relacionados com marketing e publicidade

O marketing e a publicidade online são inegavelmente uma parte dos nossos dias e, hoje, existem algumas formas de promoção de marcas e produtos que vivem exclusivamente do online.
Além de se tratar de um trabalho que, na sua forma convencional, pode ser realizado por conta própria, este trabalho conta ainda com variantes exclusivamente online, como é o caso do marketing de afiliados (colocação de links nos seus espaços online, que resultam numa percentagem dos valores de vendas motivados por esta mesma colocação).

4. Criação de conteúdos textuais e artísticos

Cada vez mais pessoas estão a procurar alternativas de trabalho online em setores artísticos e relacionados com a escrita, revisão e edição de texto.
Este tipo de trabalhos está usualmente relacionado com a produção de conteúdos que podem estar relacionados com a escrita, a arte plástica, a música ou outros.
Existem também muitas pessoas a aproveitar todas as valias da Internet para promoverem os seus trabalhos artesanais e conquistarem alguns rendimentos extra, mesmo que tenham um emprego tradicional.

5. Gestor de redes sociais

O trabalho com redes sociais é uma grande vantagem para as empresas e, por isso mesmo, cada vez mais, elas procuram pessoas com competências na gestão destas redes para garantir uma maior atividade digital e uma presença mais significativa junto do público.
O trabalho como gestor de redes sociais exige uma permanente atualização, já que estas estruturas vão alterando as suas dinâmica ao longo do tempo mas pode constituir uma fonte de rendimento bastante interessante.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar