24-03-2020 JL Imprimir PDF     Print    Print

Universidade Complutense de Madrid inclui Nazaré em estudo de mestrado de turismo

A transformação da Nazaré numa marca global a partir de uma estratégia atrativa de promoção das suas qualidades, com a ajuda dos eventos, das marcas a que se associou (WSL; BSWW, IHF, APB) e de uma forte aposta na comunicação, sem nunca se ter desviado do culto pelas suas tradições e origens, foi apresentada, na sexta-feira, a uma turma de 38 alunos espanhóis, que se deslocaram ao nosso país para conhecer exemplos de mudança no posicionamento estratégico dos Municípios nos destinos de Turismo.

Walter Chicharro, Presidente de Câmara da Nazaré, explicou que a estratégia baseada na onda gigante da Praia do Norte, que levou a marca ao mundo, com imagens das ondas de 20 a 30 metros surfadas pelos maiores especialistas deste desporto, no mundo, “catapultou a vila”, junto de destinos que a passaram a visitar, pela primeira vez.
“120 nacionalidades visitaram a Nazaré, no ano passado, segundo os dados apresentados pelos Postos de Informação e Turismo”, atraídos pelas imagens divulgadas pelas televisões, jornais, social media e blogs que, só durante o evento Nazaré Challenge Town 2020, realizado em fevereiro, chegaram com a informação das ondas gigantes, da paisagem e da performance dos atletas em 1 milhão de visualizações.
A fama, que foi crescendo desde os recordes do Guiness, “trouxe investidores” que têm feito as suas apostas no turismo, no comércio, na construção e até no fortalecimento das suas próprias marcas com novas campanhas de promoção feitas na Nazaré, junto dos símbolos locais mais mediáticos que a colocaram como uma das marcas mais reconhecidas internacionalmente.
Depois das ondas, a fé é, agora, uma das novas apostas de expansão da Nazaré a novos mercados turísticos. A Câmara da Nazaré está a elaborar a candidatura do Culto e a Lenda do Milagre da Nossa Senhora da Nazaré a Património Cultural Imaterial da Humanidade, da UNESCO.
O Turismo Religioso já é um importante ativo para a Nazaré, mas a pretensão, através do procedimento, é fortalecer a história milenar de construção de uma fé e de um lugar, uma história e uma devoção materializada em peregrinações que preenchem séculos e cimentam a nossa identidade Cristã; promover a salvaguarda de uma importante herança comum e universal, para que não se perca e seja garantida a sua continuidade, através dos caminhos da fé católica de raiz popular, e fomentar o inter-relacionamento entre os vários locais onde se celebra o culto de Nossa Senhora da Nazaré, dinamizando o sentimento de comunidade entre todos eles.
“Viemos conhecer a estratégia de transformação da Nazaré numa marca global” explica Ignacio Guerra, coordenador do Mestrado em Planeamento e Gestão de Destinos Turísticos, na Universidade Complutense de Madrid, Espanha, uma das mais antigas do mundo.
O responsável pelo mestrado trouxe os alunos a conhecer Portugal “e a experiência de transformação que o Município da Nazaré realizou por meio das campanhas de promoção e comunicação realizadas para posicionar o destino turístico”.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar