08-10-2018 Cultura, Sociedade, Educação, Política, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

Vencedor de concurso literário foi momento “mais importante” de congresso sobre Saramago – PR

Coimbra, 08 out (Lusa) - O Presidente da República destacou hoje a intervenção de um jovem vencedor de um concurso literário sobre José Saramago como o momento mais importante do congresso, em Coimbra, que celebra 20 anos do Nobel conquistado pelo escritor português.

"O mais importante, hoje, chamou-se Roberto Saraiva (...), o nome do premiado neste concurso José Saramago. Se me permitem, com o devido respeito pelas comunicações ilustres que certamente povoarão os vossos trabalhos ao longo de tantos dias, para mim aquele momento [da intervenção do jovem aluno da escola secundária Rafael Bordalo Pinheiro, das Caldas da Rainha] valeu por todo o congresso", disse Marcelo Rebelo de Sousa, na sua intervenção na sessão de abertura.

"Valeu por tudo quanto José Saramago teria gostado que fosse dito hoje e fosse sentido hoje. Valeu pela atualidade de Saramago. E valeu pela atualidade de uma mensagem que foi também uma mensagem de José Saramago", enfatizou o chefe de Estado.

Marcelo destacou também as mensagens entre intervenções, lidas por alunos de escolas profissionais na sessão de abertura do evento, "como que a dizer que não há distinção de classes entre escolas e escolas. Todas as escolas são escolas de vida", afirmou o PR.

 

JLS // MAG

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar