16-02-2021 Francisco Gomes Imprimir PDF     Print    Print

14 mortos no lar da Misericórdia de Óbidos

O lar da Misericórdia de Óbidos conseguiu ultrapassar o surto de Covid-19 de que foi alvo durante um mês e que afetou quase todos os utentes. A instituição está no entanto de luto pelos 14 idosos que morreram.

Lar da Misericórdia de Óbidos
A Santa Casa da Misericórdia da Vila de Óbidos anunciou que o surto de Covid-19 que afetou a Estrutura Residencial para Idosos provocou 14 mortos. Apesar de tudo os dias mais difíceis terão sido ultrapassados, uma vez que dos 51 utentes que foram infetados, falta apenas um recuperar.
“Chegámos a ter 26 funcionários e a quase totalidade dos utentes positivos. Neste momento, todos os funcionários já regressaram aos seus postos de trabalho e só temos um utente que está positivo”, disse ao JORNAL DAS CALDAS o provedor, Carlos Orlando.
“Nós todos os dias estávamos à espera que a Covid também entrasse no lar da Misericórdia e eu pensava que estava preparado para quando viesse, mas não estava”, reconheceu o responsável, que explicou que os utentes “com o aparecimento da resposta social de apoio domiciliário estão nas suas casas o maior tempo possível e só muito débeis e velhotes é que vão para o lar. A maior parte tem mais de 85 anos e como são débeis têm muitas dificuldades em reagir e foi natural que surgissem os falecimentos”.
O surto foi detetado numa altura em que os idosos tinham acabado de receber a primeira dose de vacinação contra a Covid-19.
“A primeira dose foi dada em janeiro e a segunda era para ser nos primeiros dias de fevereiro. Não foi porque desde que haja um surto temos de esperar pelo menos 21 dias”, relatou Carlos Orlando.
“Depois de quase um mês de muita ansiedade e dor de cabeça vamos continuar a ter as mesmas medidas de cautela”, sublinhou.
Óbidos manteve-se nove meses sem Covid, repentinamente, desde janeiro, regista 48 mortes, a maioria resultante de surtos em dois lares de idosos (o da Misericórdia e o do Palácio D’el Rei).
O lar da Misericórdia manteve-se em funcionamento graças ao reforço de funcionários, mobilizados pela Segurança Social de Leiria, e ao trabalho de voluntários, na sequência de apelos feitos pela instituição e pela Câmara de Óbidos.
Na Santa Casa da Misericórdia da Benedita, após a grande maioria dos utentes ter recebido a primeira dose da vacina, a situação complicou-se, com 16 utentes e 5 colaboradores infetados.
António Rebelo, da mesa administrativa, comunicou que a instituição sempre procurou escapar ao vírus, fazendo duas desinfeções gerais levadas a efeito pelas brigadas NBQ da GNR. “Os horários de refeição foram desfasados e a sala de estar foi aumentada quase para o dobro da área, permitindo assim que cada utente fique com uma grande distância de segurança. Mesmo assim, e com ações de sensibilização contínuas”, o vírus apareceu, relatou.

Outros surtos no Oeste

No concelho de Torres Vedras permanecem vários surtos. O mais recente está associado à Casa de Repouso Década Dourada, em Palhagueiras, onde existem 7 casos ativos e 14 recuperados, no total dos 23 confirmados. Houve 2 mortes.
No Lar de São José, na cidade de Torres Vedras, verificam-se 4 casos ativos e já houve 24 mortes. Entre 172 casos confirmados, 144 recuperaram.
Um surto no Lar Barro Senior Residence, no Barro, não tem casos ativos mas registou 9 óbitos. Em 56 casos confirmados, 47 recuperaram.
Está identificado um surto na Casa de Repouso Enseada da Harmonia, em Casal Barreirinha. Apresenta 10 óbitos e 1 casos ativo. Em 45 casos confirmados há 34 recuperados.
No Lar Nossa Senhora D’Ajuda, em Ramalhal, há 6 casos positivos, 14 óbitos e 53 recuperações, no total de 73 casos confirmados.
Verifica-se um surto de Covid-19 no Lar de Santo António, em Campelos, com 14 casos ativos, entre 66 confirmados. Houve 49 recuperações e 3 óbitos.
A Casa de Repouso Costa de Prata, em Ponte do Rol, apresenta 30 casos ativos, entre 38 confirmados. Foram registadas 4 mortes e 4 recuperações.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar