22-01-2020 Imprimir PDF     Print    Print

Alcobaça e Nazaré querem eletrificação e modernização da Linha do Oeste

Os municípios de Alcobaça e da Nazaré recusam ficar de fora da modernização da linha ferroviária do Oeste, que liga o Cacém, em Sintra, à Figueira da Foz, e resolveram exigir em conjunto a eletrificação dos troços que percorrem os seus territórios e a modernização das estações de São Martinho do Porto, Valado dos Frades e Pataias – Gare, nos dois concelhos.

É defendida a modernização da estação de Valado dos Frades

Paulo Inácio e Walter Chicharro, respetivamente presidentes das Câmaras Municipais de Alcobaça e Nazaré, expressaram o seu “inconformismo pela omissão dos concelhos” do projeto de modernização da Linha do Oeste – cujas empreitadas apenas contemplam intervenções no troço entre Mira-Sintra-Meleças e Caldas da Rainha, num investimento de 98,9 milhões de euros desenvolvido pela Infraestruturas de Portugal, no âmbito do programa Ferrovia 2020.

Os autarcas sustentaram que a modernização da estação de Valado dos Frades, enquanto elo de ligação entre os seus dois concelhos, constitui “uma necessidade estratégica e vital”.

Ambos os municípios manifestaram a disponibilidade para a criação de uma rede de transporte de passageiros que contemple a ligação entre a estação de Valado dos Frades e as respetivas sedes de concelho, nomeadamente com “recurso a “shuttles” monocarris ou autocarros eléctricos, numa lógica de mobilidade sustentável”.

“Trata-se de um esforço conjunto que, com a devida colaboração do Governo, permitirá tornar a estação de Valado dos Frades numa das mais importantes de toda a linha do Oeste”, referiram, fazendo notar que o Estado deve encarar esta medida como sendo “estratégica e essencial para o desenvolvimento social e económico de dois dos mais belos territórios do país”.

Por outro lado, será igualmente “uma medida compensatória, dado que ambas as populações têm lidado com a obrigatoriedade de pagamento de avultadas portagens na autoestrada A8”, pelo que os autarcas de Alcobaça e Nazaré consideram serem agora “merecedores deste investimento, mitigando décadas de injustiça”. 
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar