25-02-2021 Imprimir PDF     Print    Print

Câmara do Cadaval combate lagarta-do-pinheiro

No âmbito do Plano de Combate à Processionária do Pinheiro, a Câmara Municipal do Cadaval tem levado a cabo diversas ações de monitorização e controlo, colocando armadilhas para capturas das lagartas, em locais de maior risco, como espaços escolares, parques e jardins.

Autarquia coloca armadilhas para capturas das lagartas
A processionária, ou lagarta-do-pinheiro, é um inseto desfolhador das resinosas. Tem o corpo dividido em pequenos segmentos, cada um dos quais com milhares de pelos urticantes, de coloração alaranjada, que se vão libertando e espalhando pelo ar, à medida que a lagarta se desloca, formando as designadas procissões.
São estes pêlos que, em contacto com a pele, mucosas e olhos podem gerar uma reação alérgica grave. As crianças e os canídeos são os principais grupos de risco, pela curiosidade que lhes é intrínseca.
Sendo os pinheiros uma espécie abundante nos espaços escolares, parques e jardins públicos do Cadaval, é importante conhecer os riscos e saber como atuar perante esta praga, presente no concelho nesta altura do ano.
Como tal, o controlo da praga está, sobretudo, a acontecer nas escolas e jardins-de-infância, áreas de jogos e recreio ou parques e jardins públicos.
Se as lagartas do pinheiro forem encontradas em área florestal (que não seja sua propriedade), mantenha-se afastado. Se as encontrar em espaços públicos de áreas urbanas, entre em contacto com o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal do Cadaval pelo telefone 262 690 100.
Se forem encontradas na sua propriedade, deve tomar as medidas necessárias e recomendadas para controlar ou eliminar a presença do inseto, evitando a sua dispersão.
Em caso de aparecimento de sintomas de alergia, contacte de imediato o centro de saúde local.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar