03-01-2020 Imprimir PDF     Print    Print

Jipe da GNR apanhado por inundação

O Rio da Areia transbordou e inundou os campos agrícolas em Valado dos Frades, na Nazaré, devido ao mau tempo, apanhando um jipe da GNR, que ficou parcialmente submerso na região de Quinta Nova, ao final da manhã do passado dia 20.

Rio transbordou e inundou via onde estava uma viatura da GNR

Ao jornal Correio da Manhã, o Comando Territorial da GNR de Leiria revelou que os militares foram surpreendidos pela água que rapidamente ocupou a via, mas não houve feridos. Um rebocador retirou a viatura da água.

A situação não é de agora, mas os últimos temporais vieram por a nu um problema que não tem tido solução. O Rio da Areia, nos concelhos de Alcobaça e Nazaré, transborda quando há chuva fora dos limites normais. O muro de sustentação das águas não aguenta.

Em causa está uma alteração feita nas motas de defesa do rio, aquando da construção de uma ponte da A8, refere Rui Amaro, presidente da Junta de Freguesia de Valado dos Frades, apontando que os blocos de rocha compactados para contenção do caudal, que corre a uma quota mais alta do que os terrenos, mostram-se ineficazes, e os prejuízos para os agricultores são elevados, com as culturas perdidas.

Também os pilares do tabuleiro da ponte da A8, implantados no leito do rio, representam uma preocupação, alerta o autarca de Valado dos Frades, que defende uma intervenção de fundo para impedir futuros alagamentos. 

Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar