16-07-2021 Imprimir PDF     Print    Print

CHO recupera cuidados de saúde mental

O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) estabeleceu dois protocolos de cooperação com o Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL), que visam facilitar e agilizar o acesso dos utentes às consultas médicas e exames complementares de diagnóstico e terapêutica no âmbito da psiquiatria e saúde mental.

Nos últimos anos, devido à ausência da valência de psiquiatria na unidade de Torres Vedras, a prestação de cuidados de saúde mental em internamento e em ambulatório à população da área geográfica desta unidade hospitalar tem vindo a ser assegurada pelo CHPL, através do Núcleo de Intervenção Comunitária (NIC) de Torres Vedras. Com a alteração do estatuto jurídico do CHO em 2018 e contratação de um maior número de médicos psiquiatras, foi exequível implementar um novo modelo de funcionamento, mais eficiente, complementar e integrado.
Neste sentido, está a decorrer a transferência progressiva para o CHO da prestação de cuidados de psiquiatria e de saúde mental que tem vindo a ser assegurada pelo CHPL, abrangendo a população dos concelhos de Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã.
Para além deste protocolo, foi também firmado um acordo que permite aos utentes do NIC Torres Vedras do CHPL a realização de exames complementares de diagnóstico e terapêutica das especialidades de patologia clínica, imagiologia e cardiologia na unidade de Torres Vedras do CHO.
Para o CHO, a implementação destes protocolos traduz-se numa oportunidade de articulação entre os hospitais do Serviço Nacional de Saúde, visando o aproveitamento da capacidade instalada, física e de recursos humanos, de forma a responder, oportuna e adequadamente, às necessidades em saúde dos utentes da região Oeste, designadamente na área da psiquiatria e saúde mental.
O CHO integra os hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar