21-08-2019 Imprimir PDF     Print    Print

500 mil euros para valorizar Real Fábrica do Gelo

Foi aprovado, para efeitos de comparticipação europeia, o projeto de conservação, valorização e divulgação da Real Fábrica do Gelo, orçado em perto de meio milhar de euros, que tem por intuito reforçar a presença do antigo complexo fabril como polo dinamizador da Serra de Montejunto e do concelho do Cadaval.

Monumento nacional precisa de valorização
Esta operação, protocolada entre o Município do Cadaval e a Direção Geral do Património Cultural, consiste, designadamente, na conservação, proteção, promoção e desenvolvimento do património cultural do monumento nacional setecentista que constitui o complexo da Real Fábrica do Gelo, situado junto ao Parque de Merendas de Montejunto.
Pretende-se tornar este espólio patrimonial condignamente visitável e mais percetível, em harmonia com o património natural que o circunda e, consequentemente, mais apelativo aos visitantes.
O plano de ação definido para esta operação integra as seguintes ações: Investigação histórica e trabalhos arqueológicos; Conservação, restauro das estruturas e recuperação/tratamento paisagístico envolvente; Conceção, produção e instalação do projeto museográfico; Comunicação, divulgação e promoção turística e cultural.
Apurado um custo total elegível que ronda os 500 mil euros, a operacionalização do programa contará com uma taxa de comparticipação de fundos comunitários de 85 por cento.
A Real Fábrica do Gelo foi reinaugurada em março de 2011, em resultado do projeto de conservação e valorização, designado por ValorGelo, implementado pelo Município em colaboração com o antigo IGESPAR (hoje, Direção Geral do Património Cultural), investimento que na ocasião orçou em 258 mil euros, valor financiado em 132 mil euros pelo POC – Programa Operacional da Cultura. Contou ainda com o apoio financeiro reembolsável do PIQTUR – Programa de Intervenções para a Qualificação do Turismo, no valor de 57 mil euros.
Ainda destes projetos de financiamento, o Município do Cadaval levou a efeito, ao longo de mais de vinte anos (com o apoio de instâncias oficiais), ações de limpeza, estudo, restauro, conservação e valorização do icónico monumento.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar