02-11-2017 Cultura, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Redação, 02 nov (Lusa) - Notícias breves do País:

 

TERCEIRA: Resgate médico de passageiro com suspeita de enfarte a bordo de paquete

 

A autoridade marítima anunciou hoje o resgate médico, na quarta-feira, de um passageio com suspeita de enfarte a bordo de um paquete a navegar a cerca de 4,5 milhas náuticas (9km) a Noroeste da Terceira, Açores.

Um comunicado adianta que o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com a Capitania de Angra do Heroísmo e o INEM - Centro de Orientação de Doentes Urgentes, coordenou a operação de resgate médico do passageiro britânico de 64 anos a bordo do paquete ”Independence of the Seas” com bandeira das Bahamas.

Para se proceder à evacuação, o navio de passageiros foi divergido para a zona do porto das Pipas em Angra do Heroísmo, tendo o resgate sido efetuado com sucesso e o tripulante desembarcado na marina do porto das Pipas ao início da tarde de quarta-feira e posteriormente transportado para o Hospital Santo Espírito na Terceira.

 

RIBEIRA GRANDE: Arquipélago acolhe projeto música na infância

 

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande, Açores, acolhe, a partir de sábado a iniciativa "Música na Infância", um projeto que assenta na experimentação e aquisição de vocabulário musical, dramático e corporal.

Esta atividade, que decorre até dia 11, é direcionada para educadores e auxiliares de educação infantil e visa dotar os participantes de ferramentas e competências artísticas para desenvolver em contexto de sala de aula, refere a nota, lembrando que o Centro de Artes Contemporâneas continua, até junho de 2018, a promover uma iniciativa do Serviço Educativo que decorre no último domingo de cada mês.

A 24 de novembro, o Arquipélago recebe as comemorações do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que incluem o debate em grupo de temáticas que constituem as grandes linhas para a definição de novas estratégias.

 

PONTA DELGADA: Jornadas do Priolo comemoram 10 anos de centro ambiental

 

A XII edição das Jornadas do Priolo decorrem no próximo dia 11, em Ponta Delgada, Açores, e comemoram os 10 anos de atividade do Centro Ambiental daquela ave, uma das espécies mais ameaçadas e mais raras da Europa.

O Priolo (Pyrrhula murina) é uma espécie de ave endémica da ilha de São Miguel, da zona montanhosa que abrange os concelhos do Nordeste e da Povoação

As jornadas, organizadas pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) no âmbito do Projeto Life+ Terras do Priolo, vão decorrer no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, e este ano pretendem não só promover a biodiversidade, a conservação dos recursos naturais dos Açores e o turismo sustentável, mas também comemorar 10 anos de atividade do Centro Ambiental do Priolo.

Estas jornadas têm como objetivo aumentar o conhecimento e realçar a importância da conservação dos recursos naturais dos Açores, fazer o enquadramento dos projetos de conservação, coordenados pela SPEA a decorrer atualmente nos Açores, e promover o turismo sustentável, sendo este um tema atual e que tem sido visado em várias ações dos projetos de conservação em prol do priolo, acrescenta nota de imprensa.

 

LOULÉ: GNR detém homem apanhado a furtar residência em Almancil

 

Um homem com antecedentes por furto, recetação, tráfico de droga e condução ilegal foi hoje detido em flagrante por furto no interior de uma residência em Almancil, no concelho de Loulé, no Algarve, anunciou a Guarda Nacional Republicana (GNR).

O detido, que vai ser presente em tribunal na sexta-feira, tem 35 anos e foi intercetado por militares da GNR na sequência de um alerta feito por uma empresa de segurança privada, a dar conta da sua presença no interior da referida residência, precisou a força de segurança num comunicado do Comando Territorial de Faro.

A ação policial permitiu detetar o suspeito “ainda no interior da habitação”, quando “tinha já em sua posse vários artigos furtados”, designadamente três relógios, dois anéis, uma pulseira e um fio de ouro, enumerou a GNR, revelando ainda ter constituído como arguida “a companheira do detido”, de 40 anos, “que estava no interior de uma viatura furtada, utilizada para perpetrar o assalto”.

 

SÃO BRÁS DE ALPORTEL: Tunas académicas encontram-se na vila algarvia

 

O cineteatro de São Brás de Alportel vai ser palco, no sábado, do 19.º Encontro de Tunas Académicas, que juntará grupos de quatro universidades e institutos superiores do país, anunciou o município.

O Encontro de Tunas Académicas de São Brás de Alportel tem início marcado para as 21:30 e estão previstas atuações Tuna Mista do Instituto Superior Técnico, a Tuna Académica Feminina da Universidade de Évora, a Tuna Académica de Belas Artes de Lisboa e Versus Tuna, da Universidade do Algarve, por um preço de entrada de dois euros, precisou o município.

A cumprir a sua 19.ª edição, o Encontro de Tunas Académicas de São Brás de Alportel foi criado em 1998, por iniciativa da Associação Cultural Sambrasense, com o objetivo de promover “um evento para os jovens são-brasenses e que atraísse à Vila de São Brás de Alportel jovens de outros pontos do Algarve”, referiu ainda o município num comunicado.

 

MADEIRA: Homenageados os cerca de 200 militares falecidos em África

 

O representante da República para a Madeira, Ireneu Barreto, presidiu hoje à cerimónia de homenagem dos cerca de 200 militares do arquipélago que perderam a vida ao longo dos anos nas ex-colónias de África.

A iniciativa teve lugar junto ao monumento do Regimento de Guarnição n.º3, na zona da Nazaré, na freguesia de São Martinho, no Funchal, e contou com a presença de vários ex-militares que participaram na denominada Guerra Colonial.

O comandante operacional e da Zona Militar da Madeira, Carlos Perestrelo, e o presidente do Núcleo do Funchal da Liga dos Combatentes, Bernardino Laureano, não faltaram a esta iniciativa.

 

FUNCHAL: Garouta do Calhau abriu ‘Lugar de Memórias’

 

A associação Garouta do Calhau, apoiada pela designer Nini Andrade, abriu hoje no Funchal o ‘Lugar de Memórias’, um espaço em São Martinho destinado a apoiar situações de demência.

A cerimónia de abertura contou com a presença da secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rita Andrade, e do presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo.

Este espaço é o primeiro centro dedicado à demência e foi adaptado pela instituição para trabalhar aspetos relacionados com as funções cerebrais, nomeadamente a memória e o raciocínio dos utentes.

 

CÂMARA DE LOBOS: Município adjudicou caminho agrícola superior a 1,9 ME

 

O município de Câmara de Lobos decidiu hoje na sua reunião semanal a adjudicação do projeto de construção do novo caminho agrícola da Nogueira, orçado em mais de 1,9 milhões de euros, anunciou a autarquia.

De acordo com a informação disponibilizada, a empreitada foi adjudicada à empresa JAP-Construções, estando agora em curso o processo para visto do Tribunal de Contas para que arranquem os trabalhos.

O projeto inclui um caminho agrícola constituído por dois ramais, com uma extensão aproximada de um quilómetro que vai “servir a extensa área agrícola existente no local” e permitir acesso automóvel a “um elevado aglomerado habitacional existente ao longo do traçado”, tendo a faixa de rodagem quatro metros de largura

A empreitada tem um valor de adjudicação na ordem dos 1.934.658,67 euros acrescido do imposto sobre o valor acrescentado, sendo o valor base comparticipado pelo programa PRODERAM em 85%.

 

APE/MHC/AMB // MLS

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar