17-01-2021 Francisco Gomes Imprimir PDF     Print    Print

Enorme fila para exercer o voto antecipado nas Caldas

O voto antecipado gerou uma enorme fila de espera nas Caldas da Rainha para quem neste domingo usufruiu da oportunidade, uma semana antes do ato eleitoral para eleger o Presidente da República.

Fila na Rua Heróis da Grande Guerra
O objetivo desta possibilidade foi evitar a aglomeração de pessoas no dia 24 de janeiro, combatendo assim o absentismo em tempo de pandemia, mas para chegar às mesas de voto colocadas nos Paços do Concelho muitos eleitores tiveram de esperar cerca de uma hora, com a fila a sair do edifício e a prolongar-se por todo o quarteirão até à Praça de Touros, onde em certos períodos foi possível encontrar o último eleitor a marcar lugar. Quem estava na fila até às 19 horas pôde exercer o voto antecipado.
A razão de ser de alguma demora hoje prende-se com o facto do eleitor ter de colocar o seu voto num envelope e depois num segundo envelope, para ser canalizado para a respetiva seção de voto no próximo domingo. Apesar de parecer ser uma tarefa rápida, por ser uma novidade a que os eleitores não estavam habituados levou aos membros das mesas a gastar algum tempo na explicação dos procedimentos.
Houve quem tivesse desistido mas pode ainda exercer o voto no próximo domingo, na assembleia ou secção de voto onde se encontra recenseado.
Muitos dos que votaram fizeram-no por estarem longe do concelho onde estão recenseados, já que o voto antecipado será transferido durante a semana para esse local.
No concelho das Caldas da Rainha inscreveram-se para o voto antecipado 1800 eleitores, 700 dos quais de fora do concelho. Foram criadas quatro mesas de voto, com 450 eleitores cada, no espaço da Galeria Osíris, no rés-do-chão dos Paços do Concelho.
No próximo domingo espera-se que o processo de voto seja mais rápido, uma vez que decorrerá nos moldes habituais, ainda que sob as regras definidas pela Direcção-Geral da Saúde, isto é, os eleitores terão de usar máscara e levar uma caneta, por uma questão sanitária. É preciso desinfetar as mãos com álcool-gel e respeitar o distanciamento de segurança.
Devido à pandemia da Covid-19, para garantir as normas de segurança sanitária haverá um reforço, e em alguns casos alteração, dos habituais locais de voto, como acontecerá na União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro e nas freguesias do Nadadouro e A-dos-Francos.
Em A-dos-Francos haverá duas secções de voto na Sociedade de Instrução Musical, Cultura e Recreio e na Escola Primária de Vila Verde de Matos.
Em Alvorninha haverá três secções no Centro de Desenvolvimento D. José da Cruz Policarpo.
Na União das Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório serão treze secções, colocadas na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro. Uma secção será instalada na Escola Básica do Coto e outra no edifício da antiga Junta de Freguesia de São Gregório.
Na União de Freguesias de Caldas da Rainha – Santo Onofre e Serra do Bouro haverá dez secções na Escola Secundária Raul Proença e uma no edifício da antiga Junta de Freguesia da Serra do Bouro.
No Carvalhal Benfeito a secção ficará instalada na sede da Junta de Freguesia, na Foz do Arelho serão duas as secções no Centro Social e Recreativo e no Landal haverá uma na sede da Junta de Freguesia e outra na Escola Básica dos Casais da Serra.
No Nadadouro as duas secções localizam-se no Pavilhão Gimnodesportivo, em Salir de Matos estão previstas três, no Posto Médico, na Escola Básica e no Espaço 3º (Beco 1 Porta nº2), e em Santa Catarina duas, no salão da Junta de Freguesia.
A União das Freguesias de Tornada e Salir do Porto terá duas secções na sede do Grupo Desportivo de Tornada e no edifício da antiga Junta de Freguesia de Salir do Porto, e finalmente em Vidais, a secção de voto estará na sede da Junta de Freguesia.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar