20-11-2019 Imprimir PDF     Print    Print

Natal no Cadaval com presépio gigante e muita animação

O natal chega ao Cadaval no dia 1 de dezembro, pelas 18h00, com a inauguração da iluminação e da exposição de esculturas na praça central da vila, bem como de um presépio de grandes dimensões – uma das principais atrações da quadra festiva, que estará patente no Mercado Municipal. Não faltará a visita do pai natal e muita animação e diversão.

Presépio de Rui Martins

Cerca de 20 dias é o tempo que demora a montar o presépio “gigante” que estará patente na temporada de natal do Cadaval, um projeto da autoria do conterrâneo Rui Martins, pedreiro de construção civil, residente em Alguber.

Ocupando uma área total de 120 m2 (17m x 7m), o presépio constitui-se por cerca de 500 figuras natalícias. Para além de musgo, são utilizados, na sua montagem, materiais tão diversos como tijolos, terra de jardim, areia (fina e grossa), troncos de árvores, espuma, esferovite, pedras rústicas, tábuas, ripas de madeira, entre outros.

Foi há anos atrás que surgiu, em Rui Martins, o gosto por esta arte, “como forma de ocupar os tempos livres, com uma dedicação extrema a este presépio, que tem crescido, ano após ano, com a feitura de mais casas e aquisição de mais peças”, refere o autor.

Antes de chegar à sede do concelho do Cadaval, o presépio passou já, em anos anteriores, pela associação de Alguber e ainda pelas localidades de Gaeiras, Óbidos e Alenquer.

“É um enorme orgulho poder mostrar a minha atividade artesanal a toda a população e visitantes, que, acredito, vão ficar muito satisfeitos com esta grande apresentação do presépio de natal na vila do Cadaval”, adia exclama.

Acontecendo a inauguração pelas 18h30 de 1 de dezembro, o presépio “gigante” poderá ser visitado, nas instalações do Mercado Municipal, até dia 31; durante a semana, das 10h00 às 18h00, e, de sexta a domingo, das 10h00 às 19h00.

Meia hora antes decorrerá, na Praça da República, a inauguração da iluminação de natal e da exposição de esculturas de natal de rua, que contará com atuação da Banda Filarmónica do Cadaval. 

O Município volta a montar uma árvore de natal no centro da Praça da República, com um total de cerca de quinze metros de altura, contados até à extremidade da estrela.

Também a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval (AHBVC) volta a iluminar, e a acender na mesma ocasião, a torre de comunicações do seu quartel, em toda a sua extensão, de 35 metros, simbolicamente representando uma árvore de natal, havendo ainda a somar a estrela no topo, com cerca de 1,5m de altura. Considerando também os 15 metros do edifício da torre, a árvore da AHBVC erguer-se-á a mais de 50 metros do solo, fazendo dela, por isso, uma das maiores do país.

A animação natalícia prosseguirá nos sábados de 7 e 14 de dezembro, com uma ação de promoção que consistirá num circuito pelo comércio local da vila, com participação de diversas personagens de Natal.

No dia 14, a Praça da República acolhe a habitual animação própria da época, com ateliês de natal da biblioteca e museu municipais, pinturas faciais, esculturas de balões, insuflável gigante, a par do mercado de natal, com artesanato e produtos locais. As atividades acontecerão entre as 10h30 e as 12h30 e entre as 14h30 e as 17h00.

No sábado, no mesmo horário, volta a magia natalícia ao centro da vila, dando-se a sempre tão aguardada chegada do pai natal, pelas 10h30, com entrega de presentes às crianças.

A jornada festiva incluirá também, nesse mesmo dia, uma parada de natal, assim como um                                                                         comboio de natal que fará um circuito interno pela vila até ao presépio do Mercado Municipal. 

Voltam ainda as pinturas faciais, esculturas de balões e insuflável gigante, bem como os                                                               ateliês e mercado de natal.

A partir de 1 de dezembro até final da quadra, estará patente, no centro da vila, a mostra de esculturas de natal das escolas e das IPSS’s do Concelho do Cadaval, reunindo cerca de 20 trabalhos, sempre com uma forte componente de material reciclado na execução dos mesmos.

A Câmara volta a lançar o desafio aos comerciantes da vila para aderirem e participarem no Concurso “Natal é no Comércio Tradicional”, a acontecer ao longo de todo o mês de dezembro nos estabelecimentos aderentes.

Na vertente social, e para que o Natal chegue de facto a todas as famílias, o Município prepara cabazes de natal para entregar, nesta quadra, a famílias socioeconomicamente desfavorecidas do concelho.

Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar