27-07-2021 Imprimir PDF     Print    Print

Nuno Markl, Eduardo Madeira e Nilton assinam coleção “Sardinha by Bordallo Pinheiro”

É já uma tradição em cada época estival. A famosa coleção “Sardinha by Bordallo Pinheiro”, cuja original nasceu há mais de um século da mestria de Raphael Bordallo Pinheiro, e é interpretada anualmente por artistas e personalidades dos nossos tempos, apresenta-se, em 2021, com 10 novos modelos, que integram o gigantesco cabaz de 101 sardinhas.

Nuno Markl, humorista e radialista, deu o seu cunho pessoal a esta sardinha
Este ano, juntam-se mais exemplares da sardinha - a original criada Bordallo Pinheiro, uma sardinha de vidro produzida no século XIX e a edição especial de autor, limitada a 174 exemplares. Acresce, ainda, o lançamento de uma sardinha produzida em 2014 e que a pedido de muitos interessados, é relançada com um exemplar vintage da coleção, sendo disponibilizados 350 exemplares.
Tendo por base a sardinha que o mestre imortalizou, são diversas as personalidades das mais variadas origens e áreas artísticas que, desde 2014, dão o seu cunho pessoal, com criatividade e, por vezes, alguma irreverência, à coleção, surgindo anualmente novas sardinhas.
Num ano que continua a ser marcado pela pandemia, as ideias dos criadores não estiveram confinadas e, assim, surgiram 10 sardinhas com “Piada na Guelra”, assinadas por autores, portugueses e brasileiros.
Raphael Bordallo Pinheiro, humorista e caricaturista, Nuno Markl, humorista e radialista, Nilton e Eduardo Madeira, humoristas e apresentadores de televisão, Rita Wainer, ilustradora, artista plástica e de rua e estilista brasileira, Toia Lemann, artista brasileira, Chico Gouvea, arquiteto brasileiro, e Ana Sofia Gonçalves, ilustradora, artista plástica, cenógrafa e professora, são os criadores das sardinhas deste ano.
Merecem, contudo, uma palavra de destaque, os autores anónimos da sardinha “Vem Brincar”. Esta peça multicolorida, resultou de desenhos elaborados por crianças internadas na pediatria do Hospital de Portimão, sob a coordenação da educadora pediátrica Helena Calado.
“Sardinha by Bordallo Pinheiro” é uma coleção resultante da estreita colaboração entre a Fábrica de Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro, fundada em 1884 nas Caldas da Rainha, e a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural da Câmara Municipal de Lisboa.
Todas as sardinhas têm o preço individual de 18,9 euros. A sardinha de autor tem o custo de 240 euros.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar