10-01-2018 Joana Parracho/Deco Imprimir PDF     Print    Print

Saldos: conheça os seus direitos

Os saldos podem realizar-se em qualquer época, no entanto, este período promocional não pode durar mais de quatro meses por ano.
É possível poupar muito dinheiro com as reduções, mas também é preciso ter cuidado e apenas comprar o que realmente lhe faz falta, para que não acabe por gastar mais do que o necessário.
Assim, aconselhamos os consumidores a comparar o custo de todos os produtos, para ter a certeza de que o negócio é realmente vantajoso.
Todos os produtos devem exibir, de forma legível e inequívoca, o preço anterior e o preço promocional.
Alertamos ainda para o seguinte:
- Os comerciantes não estão obrigados por lei a efetuar a troca/devolução dos artigos vendidos. Muitos fazem-no apenas por cortesia comercial;
- No entanto, é obrigatório trocar um bem quando o mesmo tem um defeito e não há indicação expressa de que a redução de preço se deve a esse defeito;
- É muito importante que guarde a fatura de compra do bem, que será útil caso seja necessário pedir a troca ou o reembolso do valor pago se o bem tiver defeito;
- O consumidor deverá apresentar o bem no mesmo estado de conservação em que o comprou. Deverá ainda estar atento ao prazo dado pela loja para trocas e devoluções;
- Os comerciantes têm de aceitar os mesmos meios de pagamento antes e durante os saldos e não podem alterar o preço em função daqueles.
Caso os seus direitos não sejam respeitados, deve apresentar reclamação no livro de reclamações da loja e pode denunciar a situação à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).
Poderá ainda recorrer aos nossos serviços, caso a situação não se resolva.
Em caso de dúvida, contacte a Delegação Regional do Ribatejo e Oeste da Deco, na Rua Engº José Souto Barreiros Mota, nº6 L, 2000-014 Santarém, ou através do telefone 243329950.
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