15-07-2020 Imprimir PDF     Print    Print

Universidade Sénior Rainha D. Leonor

A Universidade Sénior Rainha D. Leonor (USRDL), é um espaço educacional, cultural e de convívio, para pessoas com idades iguais ou superiores a 50 anos.

No ano de 2019, frequentaram a Universidade Sénior Rainha D. Leonor 380 alunos
No ano de 2019, frequentaram a USRDL, cerca de 380 alunos que, para além da oferta pedagógica habitual, tiveram ao seu dispor, atividades culturais, de convívio e experiências promotoras do envelhecimento ativo com qualidade.
A convite da Rutis, a USRDL, representa Portugal no projeto “IDEMASAP 50+”- Increase and development of manual skills and physical vitality of citizens of the European Union Over 50 years.
Através da partilha de experiências de cada um dos parceiros, (Eslováquia, Portugal, Polónia, República Checa e Espanha), pretende-se desenvolver atividades que estimulem, aumentem e promovam as artes e os trabalhos manuais, bem como, a prática de atividade física.
Nessa sequência, são realizados encontros nos diversos países parceiros, sendo que, no passado dia 9 de maio, ocorreu um encontro em Caldas da Rainha que consistiu na dinamização de diversas atividades na área do zumba gold, ateliers de cerâmica, olaria, verguinha das Caldas e ainda exposição de trabalhos.
Equipa de Walking Football
No âmbito da sua atividade e, de acordo com os pressupostos do projeto IDEMASAP 50+, para além das práticas pedagógicas, foi criada uma Equipa de Walking Football - desporto sénior que se caracteriza pela prática de futebol a andar, através de parceria entre a Rutis e a Fundação Benfica, participando, ativamente, em diversos torneiros a nível nacional.
A propósito da representação de Portugal em projetos internacionais, realça-se o reconhecimento da Universidade Sénior, pelo trabalho desenvolvido em parceria com a RUTIS, tendo sido reconhecida como Instituição Exemplo pela Agência Nacional da Polónia em 2017 e da Eslováquia em 2019.
Talento Sénior
Caldas da Rainha, já se tornou a cidade privilegiada para acolher o Festival das Criatividades, Arte e talento Sénior.
A V edição, ocorreu nos dias 20 e 21 de novembro e contou com a realização de diversos Workshops no 1º dia (danças circulares; danças tradicionais da Letónia; prova de vinhos; cakedesign; graffiti) e no 2º dia, já dedicado ao concurso de talentos, houve apresentações de canto, dança, poesia, teatro, entre outras surpresas.
Durante o mês de julho, realizou-se a 2ª edição do Projeto Universidade Sénior de Verão, com o objetivo de combater o isolamento social, fazendo face à necessidade sentida por parte dos alunos ao nível de interação social, aquando do período de férias, tendo sido realizadas diversas atividades, tais como: workshops temáticos, sessões de atividade física, passeios, atividades intergeracionais, convívios e rotas pelas freguesias do concelho.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar