A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Oeste atribuiu uma verba de 22 mil euros para financiar o Gabinete Intermunicipal de Apoio à Vítima (GIAV) de Violência Doméstica da região.
|
|
Entre 2016 e 2019 foram atendidas 378 vítimas de violência doméstica |
O GIAV foi criado em 2010 em Torres Vedras. Por receber vítimas de outros concelhos da região, passou em 2016 a efetuar visitas descentralizadas aos concelhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche e Sobral de Monte Agraço.
Entre 2016 e 2019 atendeu 378 vítimas de violência doméstica. Em 2019, segundo a agência Lusa, a resposta do GIAV esteve comprometida por falta de financiamento, depois de ter terminado o apoio recebido no âmbito do Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego (POISE).
Até maio de 2019, quando terminou o apoio, o GIAV atendia uma média de 62 casos por mês e passou a atender menos casos e a dispor de menos técnicos.
O objetivo é alargar o gabinete aos 12 concelhos da região, incluindo Caldas da Rainha, Bombarral e Alcobaça.