27-12-2016 Sociedade, Lusa, Cadaval Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

30 anos/Lusa: Arganil aposta na memória do Rali de Portugal para dinamizar economia

Arganil, 27 dez (Lusa) - A criação de um museu e o regresso do Rali de Portugal a Arganil, se possível já em 2017, são apostas da Câmara Municipal para atrair mais turistas ao concelho e dinamizar a economia local.

No processo que visa a instalação do Museu do Rali na renovada Cerâmica Arganilense, mas também nas diligências para que a prova volte a percorrer as serranias da região, depois de temporadas marcantes, sobretudo, nas décadas de 1980 e 1990, a autarquia conta com a Turismo do Centro de Portugal e o Automóvel Club de Portugal (ACP) como parceiros.

No imediato, a Câmara a que preside Ricardo Alves tenta envolver entidades privadas que se disponibilizem a patrocinar o regresso do Rali ao Centro do país e àquele concelho do distrito de Coimbra.

Em declarações à agência Lusa, Ricardo Alves realça que essa vontade é partilhada pela “generalidade dos munícipes” e reitera que os apoios financeiros locais serão assegurados ao ACP, enquanto entidade organizadora do Rali de Portugal.

“Estamos dispostos a investir. O rali já faz parte da identidade do concelho, que foi palco de épicas classificativas que decidiram o seu desfecho”, sublinha.

Para o autarca social-democrata, a prova de automobilismo “só voltará a ser o melhor rali do mundo com a inclusão de Arganil no seu programa”.

Em maio, pelo oitavo ano consecutivo, o Rali de Portugal, disputado no Norte desde 2015, integrou o calendário do Campeonato Mundial de Ralis.

“Temos uma grande expectativa” quanto a um eventual regresso do rali a Arganil, já no próximo ano, afirma Ricardo Alves, frisando que a prova “faz parte do código genético” do concelho.

O envolvimento no processo da Entidade Regional de Turismo do Centro, liderada por Pedro Machado, contribuirá para “acrescentar valor” ao Rali de Portugal.

“Queremos que o Centro entre para somar valor ao Norte”, sublinha o presidente da Câmara.

Pedro Machado confirma o apoio da Turismo do Centro à criação do Museu do Rali em Arganil e quer também que a passagem da prova mundial na região “seja uma realidade nos anos vindouros”, o que tem levado a entidade que lidera a dialogar com a congénere do Norte.

“É uma ideia que gostaríamos de concretizar e acredito que ainda haja essa possibilidade” para 2017, declara à Lusa.

Na sua opinião, as diversas iniciativas que a autarquia de Arganil tem vindo a promover em torno da memória do Rali de Portugal traduzem “uma perspetiva bastante positiva, capaz de mobilizar muitos turistas nacionais” e de outros países.

O turismo cultural e desportivo, “com a realização de grandes campeonatos”, a par da memória do Rali de Portugal em Arganil, constitui “um fator de atratividade importante” para o interior e, em geral, os territórios de baixa densidade demográfica.

“Devemos fazer com que haja uma complementaridade com outros produtos turísticos”, como o turismo de natureza e de aventura, defende Pedro Machado.

Em janeiro, a Câmara inaugurou na Cerâmica Arganilense a exposição “Arganil – Capital do Rally”.

Na ocasião, o presidente do ACP, Carlos Barbosa, admitiu “ser possível o regresso do Rali de Portugal à região, em 2017, o que deixou “muito satisfeitos” os adeptos da modalidade presentes, que consideram Arganil “a capital do Rali”, destacou então uma nota da autarquia.

Entre 16 de janeiro e 06 de março, a exposição foi visitada por 5.000 pessoas, segundo Ricardo Alves, que, no próximo ano, termina o terceiro e último mandato como presidente da Câmara.

A mostra era “totalmente dedicada aos tempos áureos do Rali de Portugal, nos quais Arganil e os seus característicos troços marcaram para sempre a história" da modalidade.

No dia 13 de fevereiro, o piloto finlandês Markku Alen, que obteve cinco vitórias no Rali de Portugal, visitou a exposição e o concelho a convite do presidente da Câmara.

 

CSS // JPF

 

*** Mais informação sobre os 30 anos da Lusa em www.lusa.pt ***

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar