16-10-2018 Lusa, Arruda dos Vinhos Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

Câmara de Arruda dos Vinhos contrai empréstimo de 1,9 milhões de euros

Arruda dos Vinhos, Lisboa, 16 out (Lusa) - A Câmara de Arruda dos Vinhos, no distrito de Lisboa, decidiu contrair um empréstimo de 1,9 milhões de euros, a pagar em 12 anos, para executar diversas obras no concelho, foi hoje divulgado.

A proposta foi aprovada por unanimidade na reunião de câmara de segunda-feira, informou hoje a autarquia.

O empréstimo destina-se a “uma série de projetos que, apesar da pertinência, quer em matéria de satisfação de necessidades prementes, quer em sede de candidatura a financiamento comunitário, não é possível encontrar suporte financeiro para a sua concretização”, refere a proposta, a que a agência Lusa teve acesso.

Uma das obras é a requalificação do Bairro João de Deus, um investimento de 950 mil euros através do qual vão ser feitos melhoramentos nas 16 moradias existentes, sendo igualmente construído um edifício de três pisos, com 15 novos fogos para habitação social.

Com a intervenção, a câmara quer “proporcionar condições de habitabilidade condignas e ir ao encontro da procura existente”.

O projeto aposta também na eficiência energética e na utilização eficiente dos recursos, através da utilização das águas pluviais para regas ou para utilização sanitária.

Dos 1,9 milhões de euros do financiamento bancário, 450 mil euros são para a requalificação do Bairro João de Deus.

Com o empréstimo, a autarquia pretende financiar também a requalificação do antigo edifício dos Paços do Concelho para ser aí instalado o Centro de Inovação Agro-Industrial ArrudaLab (150 mil), assim como a manutenção e prolongamento da rede de saneamento (140 mil) e o reforço do abastecimento de água (110 mil).

O empréstimo tem também em vista a construção da via de ligação entre as estradas nacionais EN248 e EN115-4 e de uma via de acesso às zonas industriais (300 mil), a beneficiação de estradas municipais (500 mil), a requalificação do parque escolar (80 mil) e a requalificação da zona histórica da vila de Arruda dos Vinhos (220 mil).

Para este ano, a Câmara Municipal tem um orçamento de 12,8 milhões de euros para servir uma população de 13 mil habitantes.

 

FYC // MLS

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar