20-10-2020 Imprimir PDF     Print    Print

Deputados do PSD pedem obras de reabilitação da Escola Secundária Raul Proença

Deputados do PSD na Assembleia da República apresentaram um projeto de resolução em que recomendam ao governo que promova, com urgência, a ampliação e reabilitação da Escola Secundária Raul Proença, nas Caldas da Rainha.

A escola é composta por quatro edifícios, ginásio e espaços exteriores de campos desportivos e zonas de estar
Os social-democratas realçam que a escola, construída no final dos anos 70, é um estabelecimento de ensino secundário e terceiro ciclo do ensino básico “com valorada avaliação pelo Ministério da Educação e amplo reconhecimento da qualidade do seu projeto educativo e percurso de qualificação dos seus alunos”, mas que “tem vindo a assistir à acentuada e progressiva degradação das condições de habitabilidade, conforto e desadequação funcional do seu edificado”, composto por quatro edifícios modulares, ginásio e espaços exteriores de campos desportivos e zonas de estar.
“No geral há um baixo desempenho físico-construtivo do espaço escolar com desgaste provocado pelo uso, pelo envelhecimento natural, e pelas patologias construtivas no interior das edificações e recinto exterior, bem como nas redes prediais. Verifica-se desconforto térmico, acústico e lumínico, e muito baixa eficiência energética”, começam por descrever os deputados.
Segundo indicam, “nos edifícios dos blocos de salas de aulas existem problemas de impermeabilização e observam-se empolamentos das pinturas, desgaste da coloração das fachadas, eflorescências e fissuração nas paredes exteriores, vedantes das janelas ressequidos e estores danificados. Nas instalações sanitárias há maus cheiros e por vezes inundações”.
Por outro lado, “os pavimentos estão muito desgastados e têm falhas de reparações parcelares. Existem escadas e outros acessos não regulamentares. Os vãos exteriores apresentam caixilharia de alumínio com vidro simples. Não existe sistema de refrigeração/ventilação, o aquecimento de algumas salas é conseguido através da utilização de aquecedores de resistência elétrica. Os equipamentos informáticos e servidores estão obsoletos e cabos de alimentação estão à vista”.
De acordo com os deputados, “urge uma intervenção que corrija os problemas construtivos, a reparação e/ou substituição parcial de redes de águas, esgotos e de eletricidade, uma adequação funcional tendo em conta a diversificação e qualificação dos espaços destinados ao ensino-aprendizagem, com relevância para laboratórios das ciências experimentais e espaços de práticas de educação física e desporto, a melhoria das condições de segurança e de acessibilidade e da eficiência energética e de sustentabilidade ambiental”.
“Apesar das várias solicitações à tutela, tem havido uma total ausência de programas integrados de intervenção, tendo ocorrido apenas intervenções pontuais e minimalistas do Ministério da Educação e da Direção Regional de Educação e investimento da liderança do agrupamento em ações de conservação, muitas vezes com os meios da escola e da autarquia”, referem os social-democratas.
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