18-03-2020 Imprimir PDF     Print    Print

Exposição “Mulheres do Cadaval”

A mostra “Mulheres do Cadaval – Exposição Biográfica”, inaugurada a 8 de março, por ocasião das comemorações do Dia Internacional da Mulher, debruça-se sobre as figuras de Maria Valentina de Abreu, Fernanda Soares Corrêa, Laura Ramos, Manuela Reis, Maria do Rosário Alberto, Sofia da Conceição Quintino e Maria Ester Loureiro.

O grupo participante no encontro do Dia da Mulher no Cadaval
Esta primeira mostra biográfica feminina, patente até dia 21 no átrio da Biblioteca Municipal do Cadaval, poderá crescer com a colaboração da comunidade.
Nesse sentido, Tânia Camilo, técnica da biblioteca, destacou a “importância da colaboração de todos para a recolha de biografias e fotos de mulheres cadavalenses que se tenham destacado”.
A tarde de 8 de março, consagrada ao Dia Internacional da Mulher, integrou também a conversa comunitária “As mulheres do séc. XXI”, conduzida por Elsa Ligeiro (Alma Azul, editora e produtora de eventos culturais).
As comemorações contaram com a participação de familiares das mulheres homenageadas e com a presença de alguns munícipes. “Foi uma tarde de partilha, de conversa, de poesia e até de fado”, explicou a responsável da biblioteca. “Gerou-se um ambiente informal e participativo, no qual se debateu o papel da mulher na sociedade, a igualdade e as conquistas ao longo do século XX”, adiantou.
Três autarcas representaram as mulheres políticas do concelho, nomeadamente Fátima Paz, vice-presidente da Câmara Municipal do Cadaval, Amélia Silva, presidente da Junta da União de Freguesias de Lamas e Cercal, e Eugénia Correia, deputada da Assembleia Municipal e antiga vereadora camarária.
No decorrer da conversa, evocou-se o nome de Ivone Serrano, a primeira mulher presidente de junta (Peral) do concelho, entre 1986 e 1990.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar