14-02-2019 Lusa, Caldas da Rainha Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

Incêndios: Três equipas de sapadores na prevenção e combate na região Oeste a partir de abril

Caldas da Rainha, Leiria, 14 fev (Lusa) - Três equipas de sapadores florestais estão até março a ter formação e vão em abril iniciar o trabalho de prevenção e combate a incêndios nos 12 concelhos da Região Oeste, anunciou hoje a Comunidade Intermunicipal.

Paulo Simões, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal do Oeste, disse à agência Lusa que os 15 sapadores “já entraram em funções, mas estão em formação até março”, iniciando em abril o trabalho de prevenção e combate a incêndios.

Antes do verão passado, a OesteCIM abriu concurso para a contratação dos sapadores intermunicipais e definiu que as três equipas iriam ficar sediadas na Usseira, no concelho de Óbidos, mas iriam trabalhar no território dos 12 municípios da região.

Contudo, as três equipas de sapadores intermunicipais acabaram por não entrar em funções no ano passado, uma vez que as 15 vagas não foram todas preenchidas, obrigando a OesteCIM a lançar novo procedimento, explicou Paulo Simões.

Torres Vedras era o único município da região a dispor de sapadores florestais, motivo pelo qual a OesteCIM concorreu e ganhou uma candidatura ao Programa de Sapadores Florestais, lançado pelo Governo, ao abrigo do qual recebeu um financiamento de 120 mil euros.

“O financiamento é manifestamente insuficiente, mas todas as câmaras estão disponíveis para suportar o resto dos custos, tendo noção da necessidade que há de manter e de proteger a floresta que temos no nosso território”, explicou na altura o presidente da OesteCIM, Pedro Folgado.

Cada uma das três equipas é composta por quatro sapadores florestais e está dotada de um veículo com material de primeira intervenção no combate a incêndios, equipamento de proteção individual e maquinaria para realizar ações de limpeza.

A OesteCim integra os municípios de Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lourinhã, Óbidos, Nazaré, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

 

FYC // MLS

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar