12-02-2020 Francisco Gomes Imprimir PDF     Print    Print

Nazaré prepara carnaval à espera de milhares de visitantes

Nos três principais desfiles na semana de entrudo, a Câmara da Nazaré, que este ano investiu cerca de 60 mil euros, aguarda entre 80 mil a 100 mil pessoas na assistência, em cada dia, ao longo do percurso pela avenida marginal.

Carros alegóricos estão a ser preparados no pavilhão da Bonarte, no Sítio da Nazaré

Com vinte carros e dois mil figurantes, o Carnaval 2020 da Nazaré está a preparar-se para a sua apresentação ao público, com a maioria dos veículos a ser concebida no pavilhão da Bonarte, no Sítio, a oficina oficial da festa, pertencente à autarquia.

Nos dias 21, 22, 23 e 25 de fevereiro sairão à rua os desfiles com os grupos, os adereços, os carros alegóricos e as marchas do ano.

A abertura dos desfiles far-se-á no 21 de fevereiro, com a participação das crianças que frequentam a rede pública do ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico. O carnaval das escolas começará às 10h00, com o desfile de Valado dos Frades, e prosseguirá às 14h30 com o desfile em Famalicão, terminando na Nazaré, com o desfile pela marginal a partir das 15h00.

A festa de rua prosseguirá no dia 22 de fevereiro, à noite. O desfile noturno, uma inovação introduzida na programação desde 2015, surgirá com o carro dos reis Gisélia Pedroso e Nelson Zarro e a companhia dos grupos participantes, a partir das 22h00.

Seguir-se-ão os tradicionais desfiles de domingo (15h00) e de terça-feira (15h00), e que reunirão todos os grupos e carros alegóricos inscritos na edição deste ano.

A festa só terminará no dia 26 de fevereiro com a habitual despedida da folia no Enterro do Santo Entrudo, que terá lugar a partir das 15h00, com partida do Centro Cultural da Nazaré até ao local da queima da figura que personificará a atividade.

A Câmara Municipal considera o carnaval como um espetáculo que se constitui como um importante ativo para a economia local. Aliás, os nazarenos vivem o carnaval com grande intensidade, sendo, por isso, uma das principais festas na vila.

O Carnaval da Nazaré começa a ser preparado com meses de antecedência e vai ganhando forma com a proximidade da data, através da confeção dos fatos nas costureiras, da composição das marchas e da execução dos carros alegóricos e dos seus adereços.

Para este evento não se convidam artistas da televisão nem há corsos com escolas de samba. Os reis são foliões nazarenos com provas dadas em carnavais passados.

Desde o início do mês de fevereiro decorreram bailes de máscaras, tendo o último decorrido no passado dia 9, no Largo do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré.

Mantendo a tradição, no sábado magro, no dia 15 de fevereiro, sairá às ruas da vila uma das maiores manifestações festivas de grupos, com Sakanagem, Bicicletas, Trotinetas, Alberquêras, Tenantas e Cucucas.

O mote “Beu áuga da fontinha” significa a atração que a Nazaré consegue gerar. Diz-se que alguém “bebeu água da fontinha” quando foi à Nazaré, ficou cativado pela vila e com vontade de regressar.

Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar