19-09-2020 Imprimir PDF     Print    Print

Painel Serológico Nacional para a Covid-19 com vagas para voluntários

O Painel Serológico Nacional para a Covid-19, promovido pelo Instituto de Medicina Molecular (iMM), com o financiamento da Sociedade Francisco Manuel dos Santos (SFMS) e do Grupo Jerónimo Martins, ainda tem vagas em 36 municípios, entre os quais está Óbidos, para voluntários que queiram fazer teste serológico gratuito e contribuir para um estudo nacional sobre o vírus.

Para este estudo eram necessários 480 voluntários de Leiria, de seis municípios. Neste momento ainda há vagas para o município de Óbidos na faixa etária abaixo dos 18 anos. Para os restantes municípios e faixas etárias, a amostra de Leiria ficou completa em menos de uma semana.
Este será o primeiro painel serológico para a Covid-19 de cobertura nacional alargada, que procura dotar Portugal, e também a comunidade científica, da mais completa avaliação já realizada sobre a prevalência da infeção no país.
O objetivo do estudo é determinar a proporção da população portuguesa que desenvolveu anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2, permitindo estimar a prevalência da infeção, através da realização de testes serológicos gratuitos, nos postos do Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa, empresa parceira deste projeto, a uma amostra de 12 mil voluntários, distribuídos pelas diferentes regiões e grupos etários.
Seis meses após o início da pandemia, pretende-se conhecer o retrato da Covid-19 no país.
Segundo Maria Mota, diretora executiva do iMM, “a investigação clínica permitirá compreender melhor a doença, por exemplo, o que distingue biologicamente indivíduos assintomáticos dos casos ligeiros e dos mais graves”.
José Santos, presidente executivo da SFMS, afirmou que “antecipando o impacto do outono/inverno, acreditamos que a realização de testes serológicos é essencial para obtermos um retrato da incidência da Covid-19 em Portugal, que permita tomar decisões mais informadas para a contenção da doença”.
Pedro Soares dos Santos, presidente do Grupo Jerónimo Martins, destacou “a importância estratégica deste estudo enquanto instrumento de suporte ao planeamento e à tomada de decisões, nomeadamente ao nível de empresas cujos negócios implicam, pela sua natureza, uma muito maior exposição dos colaboradores ao risco de infeção”.
Os voluntários poderão inscrever-se em www.painelcovid19.pt.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar