11-09-2019 Imprimir PDF     Print    Print

Teatro da Rainha colabora em Moçambique

Fernando Mora Ramos, diretor artístico do Teatro da Rainha, encena “A Noite das Hienas”, exercício-espectáculo (a partir de “A Noite dos Visitantes”, de Peter Weiis, e “Babalaze das Hienas”, de José Craveirinha), nos dias 18 e 19 de outubro, no Centro Cultural Universitário da UEM - Universidade Eduardo Mondlane de Maputo, em Moçambique.

No âmbito de um acordo de colaborações entre a Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade Eduardo Mondlane e o Teatro da Rainha o encenador Fernando Mora Ramos parte para Maputo. O projeto, depois da recente realização de uma oficina de escrita - dirigida pelo professor Joseph Danan, da Sorbonne Nouvelle, Paris III, e por Luís Varela, encenador e professor, é o da realização de um exercício-espectáculo a partir de textos de José Craveirinha, Prémio Camões, e de Peter Weiss, dramaturgo, autor de “O canto do fantoche lusitano”, peça sobre o salazarismo.
Os textos são “Babalaze das Hienas”, histórias reais da carnificina acontecida na guerra civil — e que agora se vive em Cabo Delgado, no norte — postas em raiva poética por Craveirinha e “A noite dos visitantes”, peça traduzida por Mário Barradas, em rimas populares, acerca da expoliação de um povo, de como se tira tudo a quem nada tem e de como o mito do ouro mata numa sociedade que o ouro idolatra.
Do elenco constam os professores e alunos do Curso de Teatro da ECA: Josefina Massango, Maria Clotilde Orlando Guirrugo, Castigo dos Santos, Fernando Julieta Macamo, Horácio Guiamba e Samuel Jaime Nhamatate.
A encenação será com a colaboração do encenador Venâncio Calisto, a cenografia e figurinos com a ajuda de Sara Machado da Graça.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar