11-04-2017 Sociedade, Educação, Lusa, Óbidos Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

Óbidos recebe primeira edição do "Ideas World Cup" em Portugal

Óbidos, Leiria, 11 abr (Lusa) – Óbidos recebe no dia 21 o 'Ideas World Cup 2017', um evento global se realiza pela primeira vez em Portugal e que desafia pessoas de todo o planete a, durante 24 horas, gerarem ideias para melhorar o Mundo.

“YES Portugal tem Boas Ideias!!!” é o mote para “todos os portugueses participarem neste evento" e mostrarem que o país tem "criatividade para criar soluções para os problemas nacionais e do Mundo”, disse à agência Lusa Ivete Azevedo, responsável pela organização do 'Ideas World Cup' em Portugal.

O evento, que acontece pela terceira vez no mundo e pela primeira vez em Portugal, procura “despertar as capacidades criativas do maior número de pessoas, desafiando-as a gerar ideias que possam contribuir para melhorar o mundo e solucionar problemas”, explicou.

Organizado em Portugal pelo Torrance Center, o evento vai decorrer a 21 de abril, dia mundial da criatividade, contando com a participação de 20 cidades de 11 países, que durante 24 horas irão gerar o maior número possível de ideias em torno de áreas como a educação, investigação e desenvolvimento, eficiência energética, desigualdade e pobreza ou crescimento económico inclusivo e sustentável.

As ideias serão submetidas e partilhadas online, através do site www.tcportugal.org/iwc2017, e em simultâneo decorrerão eventos presenciais de formação, motivação e potenciadores da produção de ideias.

Em Portugal, a vila de Óbidos, “pelo seu ADN ligado à criatividade”, foi, segundo Ivete Azevedo “escolhida” para a primeira anfitriã do projeto, que nos próximos anos se espera que conte com mais cidades onde aconteça também este programa físico.

No caso de Óbidos, o programa irá movimentar crianças, estudantes, turistas, empresários e idosos, que ao longo do dia participam em encontros de discussão e dinâmicas para geração ou discussão de ideias.

No programa estarão envolvidos, para além da Câmara Municipal de Óbidos, parceiros como o Parque Tecnológico, a empresa municipal Óbidos Criativa, o Espaço Ó, Agrupamento de Escolas de Óbidos, a Rádio Litoral Oeste e empresas da região.

“Não há ideias tolas, há ideias que podem ou não revelar-se soluções para problemas ou criadoras de inovações para melhorar o mundo”, sustentou a presidente do Torrance Center, esperando que Portugal “contribua com muitas ideias” nesta primeira participação no evento.

Posteriormente, durante o mês de julho, também em Óbidos, as soluções produzidas no 'Ideas World Cup Portugal 2017' “serão entregues a entidades portuguesas que possam implementá-las”, adiantou Ivete Azevedo.

O Ideas World Cup realizou-se pela primeira vez em 2015, tendo sido geradas 34.836 ideias em 24 horas, no âmbito do evento que envolveu mais de 80 milhões de pessoas.

Em 2016 geraram-se 12.166 ideias e foram envolvidos 60 milhões de pessoas na competição em que, segundo a organização, “não há vencedores nem derrotados”, mas que identifica as cidades com mais ideias partilhadas.

Oviedo (Espanha) foi a cidade vencedora em 2015 e Bucaramanga (Colômbia) em 2016, porque produziram o maior número de ideias no IWC.

 

DYA // MLS

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar