31-07-2018 Cultura, Sociedade, Educação, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: Cultura

Redação, 31 jul (Lusa) - Notícias breves de Cultura:

 

“Ave Maria Fadista” no Festival de Fado de Alfama em Lisboa

 

A programação a apresentar nas igrejas de S. Miguel e Santo Estêvão, em Lisboa, no âmbito do Festival Santa Casa Alfama, que se realiza nos dias 28 e 29 de setembro, está já completa com nomes como Peu Madureira e André Batista.

No dia 29, na Igreja de Santo Estêvão, é apresentado o espetáculo “Ave Maria Fadista” com Cátia de Oliveira, Ana Pinhal, Nádia Bastos e Pedro Ferreira, no qual participa o ensemble Sax in Fado, constituído pelos músicos João Martins, na guitarra portuguesa, André Teixeira, na viola, Sérgio Marques, na viola baixo, Tiago Rocha, na guitarra clássica e Bruno Soares, no saxofone.

No dia 28, nesta igreja, celebrizada num fado com poema de Gabriel Oliveira, “Santo Estêvão Padroeiro”, atuam os fadistas Margarida Guerreiro e André Batista.

Noutra igreja deste bairro lisboeta, a de S. Miguel, no dia 28 de setembro atua Peu Madureira, não se realizando qualquer espetáculo no dia 29 por ser dia do orago no calendário católico e se realizarem várias cerimónias religiosas em sua honra.

Maria da Fé, Dulce Pontes, Maria Emília, João Chora, Teresa Tapadas, Filipa Cardoso, Artur Batalha, Maria da Nazaré, Miguel Ramos, Catarina Rocha, Diogo Rocha, Raquel Tavares, Alexandra, António Pinto Basto, Maura, Cristina Maria, Pedro Jóia, Ana Marta, Jorge Roque e Maria Amélia Proença são alguns dos artistas que vão participar neste festival.

 

 

Ciclo de cinema japonês contemporâneo no Museu do Oriente

 

O Museu do Oriente, em Lisboa, vai exibir, nos domingos do mês de agosto, sempre às 18:00, filmes contemporâneos japoneses “nunca estreados em Portugal no circuito comercial”, foi hoje anunciado.

No dia 05 é exibido “A Tale of Samurai Cooking – A True Love Story” (2013), de Yuzo Asahara, que descreve os dramas do clã Kaga, “na perspetiva da mulher que casa com o filho de Funaki, um dos pilares da cozinha do clã Kaga no período Edo”.

No dia 12, é exibida a adaptação cinematográfica da série televisiva “Mameshiba” (2009), por Toru Kamei, que “retrata a jornada de um homem de 35 anos, desempregado, que, acompanhado por um cachorro de dois meses parte em busca da mãe que fugiu de casa”.

“Nobody to Watch Over Me” (2009), de Ryoichi Kimizuka, distinguido com o prémio para Melhor Argumento no Festival Internacional de Cinema de Montreal, em 2008, é exibido no dia 19, trata-se de um filme que aborda “o sofrimento da família de um assassino adolescente e os esforços do detetive Katsuura para protegê-la da invasão da imprensa e do escrutínio público”.

A fechar o ciclo, no dia 26, é exibida a comédia “Thermae Romae” (2012), de Hideki Takeuchi, uma adaptação da popular ‘manga’ de Mari Yamazaki, que ganhou o Grande Prémio de Manga 2010 e o Prémio de Cultura Tezuka Osamu para o melhor trabalho de curta-metragem.

 

 

Jorge Palma apresenta “Expresso do Outono” no Porto, Lisboa e Coimbra

 

O músico Jorge Palma encerra o ano com o espetáculo “Expresso do Outono”, que apresenta no dia 19 de novembro na Casa da Música, no Porto, dois dias depois no Teatro TivoliBBVA, em Lisboa, e, no dia 08 de dezembro no Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, foi hoje anunciado.

“Jorge Palma vai conjugar sonoridades elétricas com outras, mais acústicas, numa viagem de longo curso com paragens nas diferentes sonoridades que constituem o universo do músico e compositor”, segundo comunicado da sua produtora.

Em palco, Jorge Palma é acompanhado pelos músicos Pedro Vidal (guitarras e direção musical), Gabriel Gomes (acordeão), Vicente Palma (guitarra e teclados), Nuno Lucas (baixo) e João Correia (bateria).

 

NL // TDI

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar