20-05-2016 Sociedade, Lusa Lusa / Notícias Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País

Redação, 20 mai (Lusa) – Notícias breves do País:

 

ALGARVE: Petição pela suspensão da prospeção e exploração de gás e petróleo

 

O Movimento Algarve Livre de Petróleo (MALP) anunciou hoje, em Loulé, o lançamento de uma petição pela suspensão da prospeção e exploração de hidrocarbonetos (gás e petróleo) pelo concessionário Repsol/Partex no mar do Algarve.

“O MALP pretende com esta petição alertar toda a população do Algarve para a necessidade de levantar a sua voz contra o início desta atividade, com arranque previsto já para este mês de outubro”, explica o movimento em comunicado.

A organização pretende convencer a empresa concessionária da prospeção, Partex, a recuar nas “suas intenções de transportar a indústria petroquímica para o mar do Algarve, em frente a Faro e à Ria Formosa”.

A página da internet com a petição pode ser consultada em: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=MALP.

 

 

LOULÉ: José Mendes Cabeçadas Júnior recordado em conferência e exposição

 

A Câmara de Loulé organiza a 28 de maio, 90 anos depois da revolução militar que pôs fim à I República, uma conferência e uma exposição a evocar José Mendes Cabeçadas Júnior, um louletano protagonista desse acontecimento.

A Conferência “José Mendes Cabeçadas Júnior: um percurso em defesa da República (nos 90 anos do 28 de maio de 1926)” pretende mostrar “quem foi e que percurso foi este” que levou Mendes Cabeçadas a protagonizar dois momentos de rutura do século XX português, antagónicos entre si: o 05 de outubro de 1910 e o 28 de maio de 1926.

José Mendes Cabeçadas Júnior nasceu na Lagoa de Momprolé, em Loulé, a 19 de agosto de 1883 e morreu em Lisboa a 11 de junho de 1965, tendo exercido o cargo de Presidente da República Portuguesa no breve período entre 31 de maio e 17 de junho de 1926 e um papel destacado na preparação e desenrolar do golpe de 28 de maio de 1926.

 

 

ALBUFEIRA: Corrida noturna pelas ruas da cidade

 

O Clube Desportivo Areias de São João organiza a 27 de maio a “Night Run Albufeira”, uma corrida noturna pelas ruas da cidade para “aliar o convívio à prática de exercício físico, possibilitando aos participantes percorrerem as ruas de Albufeira e desfrutarem das belezas paisagísticas e urbanísticas da cidade”.

A organização explica, em comunicado de imprensa, que a prova tem dois percursos: um “trail” longo com dez quilómetros e outro, mais curto, com apenas oito quilómetros que passam, entre outros locais, pelo Parque da Alfarrobeira, Esplanada Dr. Frutuoso da Silva, Largo Cais Herculano e Praça dos Pescadores.

 

 

PENICHE: Homem desaparecido encontrado morto em gruta

 

Um praticante de espeleologia, de 29 anos, dado como desaparecido na quinta-feira, foi encontrado morto ao final desse dia pelas autoridades dentro de uma gruta nas Cesaredas, concelho de Peniche, disse hoje à Lusa fonte da GNR.

A mesma fonte explicou que o homem, residente numa localidade próxima, do concelho de Óbidos, não era visto desde segunda-feira, mas, como era habitual ausentar-se de casa "alguns dias para ir praticar espeleologia", só na quinta-feira é que a família deu o alerta do seu desaparecimento às autoridades.

Segundo a mesma fonte, não há indícios de crime.

O corpo foi encontrado na quinta-feira pelas 20:30, numa gruta nos Bolhos, Peniche, após buscas pelos bombeiros e pela GNR, que empenhou meios de resgate e salvamento e equipas cinotécnicas.

 

 

ALENQUER: I Feira do Empreendedorismo até domingo

 

O Fórum Romeira, em Alenquer, acolhe até domingo a I Feira do Empreendedorismo, organizada pelo município.

O certame decorre em paralelo com a Feira do LEGO de Alenquer "Alenquer Fan Event for Lego Lovers", com centenas de construções em lego expostas, bem como duas áreas de "brincadeira", uma Play Zone, onde podem ser feitas construções em lego e outra com insufláveis e outros divertimentos.

Alunos das escolas do concelho apresentam os projetos empreendedores desenvolvidos ao longo do ano letivo nos ateliês de empreendedorismo "Ateliê Criança". O evento conta com um programa de animação, com atuações do Rancho folclórico juvenil e concerto da Orquestra juvenil de Cabanas de Torres.

 

 

OEIRAS: Algés com novos postos de atendimento da Segurança Social

 

A Câmara de Oeiras informou hoje que o Espaço do Cidadão de Algés, localizado no Palácio Ribamar, vai ter, a partir de 25 de maio, mais dois postos de atendimento do Instituto de Segurança Social.

O contrato de comodato entre as duas entidades e de inauguração destes dois novos postos de atendimento será celebrado às 16:00, pelo presidente da Câmara de Oeiras, Paulo Vistas, e pela diretora de Segurança Social do Centro Distrital de Lisboa, Maria Fernanda Tomás.

 

 

SETÚBAL: GNR deteve suspeito de furto de tonelada e meia de cobre

 

A GNR anunciou hoje a detenção de um homem e a identificação de outros dois, por suspeita de envolvimento no furto de cerca de 1.500 quilogramas de cobre, na terça-feira numa empresa de Setúbal.

Segundo um comunicado da GNR, na mesma operação foi também recuperada uma viatura ligeira de mercadorias furtada na mesma empresa e que tinha sido abandonada nos arredores da cidade.

O detido, de 49 anos, foi hoje presente a tribunal para primeiro interrogatório judicial.

 

 

LISBOA: Junta das Avenidas Novas homenageia Alice Vieira

 

A Junta de Freguesia das Avenidas Novas, em Lisboa, vai homenagear na segunda-feira a escritora Alice Vieira, no âmbito da iniciativa “Impressões de Autor”, criada para assinalar o Dia do Autor Português, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a autarquia explica que o objetivo é fazer uma “viagem temporal” pela vida e obra de Alice Vieira, numa homenagem que contará com a participação dos alunos da Universidade das Avenidas Novas para a Terceira Idade, que declamarão alguns poemas da escritora.

A iniciativa “Impressões de Autor”, que se inicia pelas 14:30 no Palácio Vilalva, terá ainda “vários apontamentos literários (recital de poesia) e teatrais”, bem como atuações musicais.

 

AYMN/FYC/FPB/GR/MYDM // JLG

 

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar