16-10-2013 Economia, Lusa Lusa / Dina Aleixo Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: País - 2.ª edição

Redação, 16 out (Lusa) - Notícias breves do país, 2.ª edição:

Redação, 16 out (Lusa) - Notícias breves do país, 2.ª edição:

SANTARÉM: Vinhos do Tejo entre os 100 melhores do mundo

Quatro 'Vinhos do Tejo' foram escolhidos pela revista americana Wine Enthusiast para figurar no top 100 dos melhores vinhos do mundo, na categoria "Melhor compra" em 2013, divulgou a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo.

O Casaleiro Reserva Touriga Nacional-Castelão-Trincadeira 2012', conquistou o 12.º lugar no ranking, seguindo-se o ' Fuiza Premium Touriga Nacional-Cabernet Sauvignon 2011', da Fiuza & Bright, que alcançou o 45.º posto, o 'Forma de Arte Reserva Tinto 2009', desenvolvido pela Quinta do Casal Monteiro, que registou a 57.ª posição e, por fim, a Casa Cadaval que assumiu, com o 'Padre Pedro Tinto 2010', o 74.º lugar na lista dos 100 vinhos que a revista considera 'melhores compras' deste ano.

No total foram selecionados 10 vinhos portugueses, dos quais quatro pertencem à região do Tejo e dois ao Alentejo. Bairrada, Península de Setúbal, Douro e Região do Vinho Verde contam cada um com um vinho incluído na lista publicada.

SANTARÉM: VI Encontro Nacional de Professores debate matemática nos primeiros anos

A Escola Superior de Educação de Santarém acolhe nos próximos dias 18 e 19 o XVI Encontro Nacional de Professores -- "A Matemática nos primeiros anos - Pré, 1.º e 2.ºciclos".

O encontro é organizado pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e pela Associação de Professores de Matemática (APM) e contará com a participação de professores de todo o país.

O programa integra painéis, conferências e sessões práticas sobre diversos temas centrais do ensino da Matemática, como Números e Operações, Geometria, Organização e Tratamento de Dados, Álgebra, Resolução de Problemas, Comunicação Matemática e Raciocínio Matemático.

LISBOA: Trânsito condicionado até dezembro devido a obras

A Câmara de Lisboa informou hoje que, a partir de hoje e até 16 de dezembro, o trânsito vai estar condicionado nas freguesias de Carnide, Benfica e São Domingos de Benfica devido a obras.

Segundo a autarquia, desde hoje e até 16 de dezembro haverá condicionamentos do trânsito na Rua Padre Américo, no Entroncamento da Rua Padre Américo com a Rua Aristides de Sousa Mendes, no Entroncamento da Rua Padre Américo com a Rua Fernando Namora e na Travessa da Luz.

Também na Estrada da Luz e no acesso à avenida General Norton de Matos e à Rua dos Soeiros, o trânsito estará condicionado a partir de quinta-feira e até 17 de dezembro.

As alterações ao trânsito serão coordenadas no local pela Polícia Municipal ou pela PSP.

LISBOA: Trânsito condicionado até dezembro devido a obras

A Câmara de Lisboa informou hoje que, a partir de quinta-feira e até 17 de dezembro, o trânsito vai estar condicionado nas freguesias de Carnide, Benfica e São Domingos de Benfica devido a obras.

As zonas específicas onde o trânsito estará condicionado são na Travessa da Luz, na Estrada da Luz e no acesso à avenida General Norton de Matos e Rua dos Soeiros.

As alterações ao trânsito serão coordenadas no local pela Polícia Municipal ou pela PSP.

CADAVAL: Atlético celebra 60 anos

O Clube Atlético do Cadaval completou 60 anos sobre a sua fundação. Após um longo trajeto dedicado a desportos vários, é no futebol de formação que o clube se evidencia, somando mais de uma centena de jovens atletas praticantes.

O Clube Atlético do Cadaval (CAC) foi fundado a 7 de outubro de 1953 por um grupo de cadavalenses, tendo como presidente Manuel Correia.

A 15 de agosto de 2006, inaugura o respetivo recinto de jogos, composto de relvado sintético e balneários, sonho antigo do diretor do clube, Augusto Oliveira Simões, e concretizado, já depois do seu falecimento, pela direção atual, encabeçada por António Corrêa.

CADAVAL: Festa das Adiafas e Festival do vinho de regresso à vila

A 12.ª edição da "Festa das Adiafas e Festival Nacional do Vinho Leve" regressa ao Cadaval no sábado, permanecendo na vila até ao dia 27, para celebrar o final das colheitas e promover os produtos regionais.

A "adiafa" significava a refeição oferecida pelos proprietários vinhateiros aos seus trabalhadores no final da campanha agrícola, em sinal de gratidão pelo esforço e também como forma de assinalar o fim do ciclo produtivo.

Integrada no evento, a eleição da Rainha das Adiafas atinge, este ano, a sua décima edição, sendo que, entre diversos prémios a concurso, a grande vencedora representará o Cadaval no concurso "Rainha das Vindimas de Portugal 2014", promovido anualmente pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

As exposições de artesanato e atividades económicas voltam a reunir diversos participantes da região no pavilhão de exposições, enquanto diversas tasquinhas e restaurantes dão a conhecer a gastronomia tradicional.

LOURINHÃ: Teatro infantil no auditório da AMAL

O teatro infantil regressa em novembro ao auditório da Associação Musical e Artística Lourinhanense, na Lourinhã, com a peça "O Espantalho Enamorado" de Guido Visconti, com sessões para as escolas e famílias.

Encenado e interpretado por Raquel Monteiro, a peça conta a história de Gustavo - "apaixonado por uma menina-espantalho chamada Amélia, que vive no topo da colina".

As apresentações para decorrem entre os dias 12 e 15, às 10:00 e 11:00 horas, e de 19 a 21 de novembro, nos mesmos horários. A sessão Famílias está agendada para o dia 16 de novembro, às 16:00.

OESTE: GNR fiscaliza estabelecimentos comerciais junto às escolas

O destacamento de Torres Vedras da GNR anunciou hoje a realização, na terça-feira, de uma ação de fiscalização em estabelecimentos comerciais localizados junto às escolas.

Na operação, que mobilizou 14 militares, foram levantadas quatro contraordenações, de um total de 15 estabelecimentos fiscalizados.

O destacamento de Torres Vedras da GNR abrange não só este concelho, mas também Lourinhã e Sobral de Monte Agraço.

PENICHE: Sensibilização contra riscos do tabaco na cidade

Associando-se à campanha "Cidades e Vilas Sem Fumo", o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte e o município de Peniche promovem, na quinta-feira, uma ação conjunta de sensibilização para os riscos do tabaco e para a cessação tabágica.

As iniciativas a desenvolver visam sensibilizar a população para os fatores de risco associados ao consumo de tabaco, assim como avaliar a situação dos fumadores, sabendo-se que o tabaco é uma das principais causas do cancro do pulmão e da doença pulmonar obstrutiva crónica.

Do programa consta um conjunto de iniciativas, entre as quais uma ação de rua a decorrer ao longo do dia na Praça Jacob Rodrigues Pereira, entre as 10:00 e as 17:00, e outra às 15:00 no Auditório Municipal.

O programa termina com uma caminhada de sensibilização para os riscos do tabaco e para a cessação tabágica, pelas 16h3 entre a cidade e a praia dos Supertubos.

DYA/MYDM/FYC/JRS // ZO

Lusa/Fim

Fonte: VIP - Oeste Global - Jornal Oeste Online / Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar