04-09-2019 Imprimir PDF     Print    Print

Caldense foi a primeira mulher a dirigir a tradicional corrida de toiros do 15 de agosto nas Caldas

A tradicional corrida de toiros do 15 de agosto nas Caldas da Rainha que ocorre ininterruptamente na praça de toiros das Caldas da Rainha desde 1883, foi este ano, dirigida pela primeira vez por uma mulher.

[+] Fotos
Terceira mulher “diretora de corrida” a dirigir corridas de toiros em Portugal é Ana Pimenta das Caldas da Rainha
Há 137ª edição da mesma, a direção de corrida esteve, pela primeira vez na sua história, a cargo de Ana Pimenta, caldense, advogada de profissão, diretora de corrida por paixão.
No início de 2018 foi aberto um concurso público pela Inspeção Geral de Atividades Culturais (IGAC), que terminou já este ano, onde foram admitidos novos diretores de corrida, e onde pela primeira vez na história da tauromaquia portuguesa foram admitidas mulheres para exercer tal função. A caldense Ana Pimenta é uma dessas três mulheres que hoje têm a função de dirigir corridas de toiros.
Ana Pimenta, estreou-se nas suas novas funções quando dirigiu pela primeira vez o festival taurino que decorreu na praça de toiros das Caldas da Rainha no passado dia 1 de junho. Desde aí tem dirigido corridas de toiros pela Nazaré, Arruda dos Vinhos e Caldas da Rainha, totalizando já sete corridas de toiros por si dirigidas.
A crítica tauromáquica tem sido bastante positiva, destacando a frescura que Ana Pimenta tem trazido à “direção de corridas de toiros, e com isso à festa brava”.
Tags:

 
pub
Classificados LUCKY PANDA.BIZ
Opinião
Ciência & Tecnologia

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar